Newsletter #5 - junho de 2023 |
|
|
|
|
Aplicação móvel U.Porto já disponível em versão beta na Play Store e App Store | Sistemas de Informação |
A UPdigital disponibilizou uma aplicação móvel chamada My U.Porto, que pretende ser a futura porta de entrada a todo um ecossistema de aplicações feitas pela comunidade da U.Porto. Neste momento a aplicação está na versão beta, que funciona em sistemas Android e iOS. Já tem funcionalidades relevantes e está a aceitar sugestões para funcionalidades úteis ou que estão em falta. A App My U.Porto disponibiliza informação sobre a Universidade do Porto e permite a interação digital com os seus serviços, nomeadamente: (i) receção de notificações enviadas pela Universidade, mediante a subscrição dos canais pretendidos (ii) apresentação de notícias sobre a U.Porto categorizadas, (iii) disponibilização de agenda com os eventos da U.Porto, (iv) tirar senhas de atendimento na reitoria e nas faculdades aderentes a este serviço e fazer agendamentos para atendimento nos serviços da U.Porto. As funcionalidades de subscrição de notificações e de obtenção de senhas de atendimento só estão disponíveis para estudantes da U.Porto autenticados.
Iremos estabelecer contactos com núcleos e grupos de estudantes que manifestarem interesse em criar aplicações e conteúdos úteis para a comunidade. O objetivo será juntar valências de modo a aumentar as funcionalidades, mantendo os requisitos de segurança e de qualidade desejáveis.
Pedimos a todos que nos digam quais seriam as funcionalidades que pensam que seriam mais úteis ou que estão em falta.
|
As versões beta das apps são disponibilizadas para obter feedback dos utilizadores numa fase experimental. Para experimentar a app My U.Porto pode aderir ao programa beta (ou de acesso antecipado): Pode aceder à versão iOS na App Store seguindo os seguintes passos:1) obter o TestFlight e 2) Aderir à versão Beta da App.
Para aceder à versão Android na Google Play, siga os passos indicados nos links para Telemóvel ou via Web.
|
|
|
|
|
|
Novo Portal de Indicadores da U.Porto | Sistemas de Informação
| Durante o mês de junho foi disponibilizado à comunidade U.Porto o novo portal de indicadores da U.Porto. O objetivo deste portal é fornecer métricas relevantes sobre diversos aspectos da U.Porto. Nesta fase de lançamento, o portal apresenta dashboards preparados para as áreas de Ensino, de Recursos Humanos e de Igualdade de Género.
Durante os próximos meses vai decorrer uma fase de validação da organização dos conteúdos, com especial ênfase na usabilidade do portal, clareza da informação, relevância dos dados apresentados, e formas de visualização dos dados.
Espera-se que este portal seja um contributo para promover a transparência, a qualidade, a comunicação eficaz e a tomada de decisões fundamentadas, contribuindo para a melhoria continua na U.Porto.
Eventuais sugestões de melhoria dos conteúdos do novo Portal de Indicadores da U.Porto podem ser enviadas para o endereço portalindicadores@uporto.pt |
|
|
|
|
|
Plataforma OJS (Open Journal System) da U.Porto | Gestão da Documentação e Informação |
A U. Porto, através da sua Unidade de Documentação e Informação da UPdigital, disponibilizou a plataforma OJS, um serviço de alojamento de revistas científicas e académicas baseado na plataforma Open Journal Systems, um software open source com uma ampla utilização na aceitação na comunidade internacional. Um sistema como a OJS é fundamental para garantir a gestão editorial das revistas científicas, de forma ágil e eficaz. |
A OJS U. PORTO, disponível para a comunidade académica e científica da U. Porto, lançou o desafio à Revista Sophia e à Revista Educação, Sociedade & Culturas para serem a experiência piloto.
|
Segundo Sofia Marques da Silva e Pedro Leão Neto, diretores das revistas científicas alojadas atualmente na OJS U. Porto, este serviço é considerado incontornável no quadro dos procedimentos de indexação, algo que é fundamental para a internacionalização da investigação e que representa um passo importante na definição de uma política de suporte e acolhimentos de revistas científicas do ecossistema da U.Porto mais valia significativa para a U. Porto.
|
|
|
|
|
|
Conservação e Restauro da Documentação da Biblioteca do Fundo Antigo da U.Porto | Gestão da Documentação e Informação |
A Oficina de Conservação e Restauro, integrada na Unidade de Documentação e Informação da UPdigital conta com uma equipa de especialistas e tecnologia adequada ao restauro de documentos iconográficos. A oficina tem como objetivo preservar e restaurar documentos da Biblioteca do Fundo Antigo da U.Porto, do arquivo e outros documentos de interesse para a universidade, garantindo a sua longevidade e valor histórico. A oficina também disponibiliza consultoria para a conservação preventiva, orientando entidades constitutivas da U.Porto sobre as melhores práticas para a preservação dos documentos. Isso inclui cuidados com acondicionamento, armazenamento, manuseamento adequado e controle ambiental. Uma das obras recentemente intervencionada, é um auto-retrato de Abel Salazar, do qual partilhamos as fotografias antes, durante e após a intervenção. |
imagens da noticia autorizadas pela Conservação e Restauro da Documentação da Biblioteca do Fundo Antigo da U.Porto e Casa Museu Abel Salazar |
|
|
|
|
|
Acesso a cursos on-line gratuitos da Microsoft pelo programa Azure Dev Tools for Teaching | Apoio Informático |
Sabia que através do programa Azure Dev Tools for Teaching da Microsoft, os estudantes da U.Porto têm acesso a vários cursos on-line gratuitos? Bastará fazer o login institucional da U.Porto através da Azure Dev Tools for Teaching e escolher a opção “Learning” do menu “Learning resources”.
Estão disponíveis cursos da Microsoft para temáticas variadas e níveis de aprendizagem distintos. O número de módulos e a duração dos cursos é também diversificado, não conferindo, no entanto, nenhum tipo de certificação após concluídos.
Os cursos deste programa são de acesso livre à comunidade U.Porto, uma vez que estão incluídos no licenciamento Microsoft Enrollment for Education Solution (EES) que a U.Porto subscreve. Este programa providencia materiais de treino e aprendizagem para formação académica, conforme está apresentado no portal de serviços IT na informação relativa à Microsoft (Apoio ao ensino e à aprendizagem) disponibilizada neste link.
|
|
|
|
|
|
|
Staff Week das Bibliotecas da U.Porto | Gestão de Documentação e Informação | A Unidade de Gestão da Documentação e Informação, em parceria com as bibliotecas das Entidades Constitutivas da U.Porto, está a promover a Staff Week das Bibliotecas da U.Porto. Com uma programação repleta de comunicações, workshops e atividades interativas, este evento promete ser uma oportunidade única para partilhar conhecimento e promover redes de cooperação. A Staff Week das Bibliotecas da U.Porto visa explorar as últimas tendências e inovações na área de biblioteconomia e gestão de bibliotecas. Durante uma semana, os participantes terão a oportunidade de discutir tópicos como digitalização de acervos, inteligência artificial aplicada a bibliotecas, apoio ao ensino e à investigação, ciência aberta e gestão de coleções, abrindo espaço para debates e reflexões sobre o futuro das bibliotecas e seu papel nas instituições de ensino e investigação.
A primeira Staff Week das Bibliotecas da U.Porto está agendada para 9 a 13 de outubro de 2023 e disponível no Imotion - Erasmus Staff Week training.
|
|
|
|
|
|
Acessibilidade e Usabilidade Web | Sistemas de Informação | Quantas vezes uma pessoa não entende um vídeo porque não consegue aceder ao seu som? Quantas vezes as pessoas já se questionaram sobre o quão interessante seria ter um determinado livro em formato áudio, para continuar a ler enquanto fazem outras atividades?
Com o crescimento exponencial da digitalização da informação na sociedade contemporânea, é essencial adotar políticas de acessibilidade às tecnologias e aos sistemas de informação.
A informação disponibilizada deve ser pensada para diferentes utilizadores e diferentes contextos de utilização. Quanto mais versátil ou flexível for o formato, mais útil e eficaz poderá ser para todos. Com o intuito de contribuir para uma conceção cada vez mais universal, foi divulgada a 5 de abril de 2013 a Plataforma PLACES, tendo como objetivo a sistematização e difusão de práticas para produção de informação acessível, demonstrando assim que criar acessibilidade pode ser afinal algo fácil e prático.
|
Esta plataforma apresenta tutoriais que fornecem orientações para a criação de documentos digitais acessíveis em formato Word, PowerPoint e HTML. Além disso, foram disponibilizadas duas ferramentas experimentais: uma para ler fórmulas escritas em MathML e outra para converter em texto e fala imagens SVG simples, permitindo ao utilizador navegar pela descrição.
O desafio consiste, por um lado, em dar a conhecer aos utilizadores ferramentas que já oferecem recursos para criar acessibilidade e que, por falta de informação, simplesmente não são utilizadas; por outro lado, tal como se faz na secção sobre HTML, rever a utilidade de aspetos fundamentais e algumas estratégias para criar e fornecer informação. |
|
|
|
|
|
A UPdigital promoveu várias sessões durante o mês de junho, destacando-se a "Workshop sobre Gestão de Consentimentos", "Workshop sobre Calendários" e o evento "Acessibilidade e usabilidade para produtores de conteúdos". |
|
|
|
Universidade do Porto Digital © 2023. Todos os Direitos Reservados.
Praça do Coronel Pacheco 15, Porto Portugal
Se pretender deixar de receber este tipo de divulgações, basta clicar aqui: Remover. |
|
|
|
|