Newsletter #7 - agosto e setembro de 2023
Com a habitual pompa e circunstância, foi assinado o protocolo de cooperação e mecenato da CGD com a U.Porto. Para a UPdigital este protocolo permitirá um desenvolvimento do sistema do cartão usado na U.Porto.
A participação que temos em fóruns como a ECCA, permitirá em parceria com a CGD melhorar a tecnologia usada, passando a longo prazo pela perspetiva da virtualização do cartão. A parceria beneficiará ambas as entidades com o desenvolvimento do sistema de emissão do cartão, em que a experiência de ambas as instituições permitirá melhorar os sistemas da CGD e da U.Porto.
Como em qualquer mudança, existem as dores na altura em que esta ocorre. Do ponto de vista dos utilizadores finais que usam o cartão de identificação, o mais visível e sentido é o processo de pedido do mesmo. Para o pedido de cartão será necessário a interação com os colaboradores da CGD. A vantagem é a possibilidade, para aqueles que escolherem, de beneficiarem da conta Caixa IU.
Nos bastidores, os técnicos da UPdigital, os serviços académicos, de logística e de IT das faculdades, em conjunto com os colaboradores da CGD, têm estado laboriosamente a manter o processo para os estudantes o mais simples possível, de modo a causar o menor impacto possível.
De momento, procede-se aos pedidos dos cartões dos estudantes do concurso nacional de acesso (CNA), e em algumas faculdades já está também com os estudantes de pós-graduação que se matricularam pela primeira vez este ano. Em breve vai-se proceder aos colaboradores e estudantes U.Porto que pediram cartões novos (novos colaboradores da U.Porto, cartões expirados, perdidos, etc.). Numa fase seguinte todos os cartões serão renovados para o novo cartão de identificação U.Porto/CGD.
Para os novos estudantes, não se esqueçam de ver o mundo de vantagens do cartão U.Porto e de estar atento às comunicações da Faculdade para saber quando devem ir pedir o cartão, vendo a informação preliminar sobre o processo. Qualquer estudante que pretenda o cartão de identificação com a conta bancária associada pode acelerar o processo no stand dando anteriormente consentimento para a U.Porto transmitir os dados usados para a abertura de conta. Para isso:
No formulário seguinte pode mudar a sua opção relativamente ao consentimento.
O envio dos dados para a CGD não é imediato, podendo ainda demorar alguns minutos.
Pode tirar mais dúvidas na página Cartão U.Porto - Questões Frequentes.