Newsletter #12 - Abril de 2024
Foi desenvolvida no sistema de informação a funcionalidade de suporte da avaliação de desempenho do pessoal de investigação, de ciência e de tecnologia da Universidade do Porto, de acordo com o regulamento n.º 487/2020, Capítulo VII.
Esta funcionalidade ficará disponível em ambiente de produção na FEUP e na FPCEUP no início de Maio.
O novo sistema de avaliação de desempenho visa permitir uma avaliação abrangente dos investigadores, tirando partido da informação já existente no SIGARRA. O processo de avaliação integra as vertentes de Investigação, Transferência e Valorização do Conhecimento, Gestão e Comunicação de Ciência e Tecnologia, e Atividades de Docência e Formação, quando aplicável.
Tendo em consideração os regulamentos específicos de cada unidade orgânica da U.Porto, o módulo disponibiliza ao investigador, de forma automática, a informação de acordo com cada vertente de avaliação, desde que a informação esteja disponível nos módulos que servem de base à avaliação: módulo de Publicações, Projetos de I&D, Dissertações e Teses, Distribuição de Serviço, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Cargos, Unidades de I&D, Curriculum Vitae & Relatório de Atividades. Para os casos em que a informação não provém dos módulos referidos, o registo de informação é efetuado diretamente na avaliação de investigadores conforme as regras definidas por cada unidade orgânica. Conjugando a informação registada neste módulo com a informação registada nos módulos de origem, são aplicadas as fórmulas de cálculo e a pontuação final é obtida considerando a classe de ponderação associada ao investigador.
Todas as fases e respetivos intervenientes do processo de avaliação de investigadores são suportados pelo módulo, que integra a parametrização, autoavaliação, avaliação, harmonização e homologação, assim como a gestão do processo e respetiva calendarização.