Novidades UPdigital

Newsletter #8 - outubro de 2023

Investimentos PRR na rede de comunicações da U.Porto: a caminho dos 100 Gbps

Durante estes meses têm sido instalados encaminhadores (routers) nas unidades orgânicas (UO) e serviços autónomos (SA). Financiados ao abrigo do PRR, estes encaminhadores permitirão renovar a rede de comunicações da U.Porto interconectando as entidades constitutivas (EC: UOs e SAs) à rede central em ligações de 10 ou 25 Gbps. A rede central está ligada a 100 Gbps entre três encaminhadores agregadores de serviços. A ligação à Internet (através da RCTS IP FCCN, mais concretamente a RCTS Lambda) será também de 100 Gbps. Estas ligações permitirão uma melhoria da qualidade das ligações interativas (reuniões online, conferências web, etc.) dentro da U.Porto e para o exterior. O uso da rede ficará muito mais rápido incluindo também as transferências de dados para os sistemas de alto desempenho.

Para permitir a migração gradual para cada EC (não seria possível mudar tudo ao mesmo tempo) manteve-se uma estrutura paralela dos encaminhadores agregadores de serviço centrais. Os novos encaminhadores para cada EC foram sendo instalados gradualmente, desligando os antigos. Os novos encaminhadores ficam ligados aos novos agregadores que estão por sua vez conectados aos agregadores antigos. A manutenção desta infraestrutura “paralela” e a migração tem implicado uma forte dedicação da UPdigital, pois todo o tráfego de dados e de protocolos para a manutenção do sistema tem de ser assegurado. O processo já implicou a interação com o fabricante dos equipamentos para identificação de um bug de software nos encaminhadores. Das ligações destes encaminhadores novos faltam apenas as UO FBAUP e FMUP. As outras UO já estão ligadas aos novos encaminhadores, as residências estão quase todas ligadas, bem como os SASUP e o CDUP.

O passo seguinte serão os centros de dados (data centres) que serão interconectados à nova rede central nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. (como avisado por email). Como se consegue imaginar será uma operação delicada, que está a ser preparada para causa o menor impacto possível. Acima pode ver uma figura do “paralelismo”. Por fim iremos desligar as ligações atuais à FCCN (temos duas) para conectar as novas ligações (continuaremos com duas) a 100 Gbps. Pode-se ver as entidades ligadas à FCCN e a largura de banda de que dispõe.

Ahh, mas ainda há mais! Aqui só falámos da parte central da rede U.Porto. As diferentes EC, também ao abrigo do PRR adquiriram 183 comutadores (switches) para as redes internas. Estes já foram entregues na UPdigital, estando agora a ser atualizados para as últimas versões do seu software para serem entregues.