Newsletter #14 - setembro de 2024
As bibliotecas da U.Porto, em colaboração com o serviço de Gestão de Documentação e Informação (SGCI) da UPdigital disponibilizaram no dia 24 de setembro o novo portal de pesquisa e descoberta de informação científica.
O sistema Alma, adotado pela U.Porto, é um dos mais usados nas bibliotecas de todo o mundo.
O novo sistema de gestão de bibliotecas representa uma evolução muito relevante que permitirá uma maior integração entre as 18 bibliotecas da U.Porto, a automatização de processos, e uma maior integração entre a componente física e a componente digital dos documentos disponibilizados.
Os utilizadores têm agora acesso a uma nova forma de interação com o Catálogo das Bibliotecas U.Porto, com novas funcionalidades, sendo de destacar a possibilidade de pesquisa em todos os recursos científicos (físicos e eletrónicos) disponibilizados à comunidade U.Porto, a possibilidade de pesquisa em todas as bibliotecas da U.Porto ou em cada biblioteca individualmente, e o acesso à conta pessoal na Biblioteca com a lista de empréstimos ativos, os respetivos prazos de devolução, a possibilidade de fazer reservas de recursos ou sugestões de aquisição.
Os termos a pesquisar podem ser escritos nos campos específicos ou com recurso à pesquisa por voz, que também está disponível. Os utilizadores podem facilmente direcionar a pesquisa para os recursos nos quais têm maior interesse, identificando se o âmbito da pesquisa são os livros, artigos, coleções específicas ou qualquer outra opção disponível.
Os resultados da pesquisa serão apresentados numa lista e complementados com as imagens que os identificam visualmente, como por exemplo as capas dos livros ou das revistas. A identificação da localização do documento na biblioteca ou online é imediata, o que facilita o acesso.
Existe um conjunto de filtros (cronológicos, temáticos, etc.) que podem ser aplicados aos resultados da pesquisa para que sejam mais precisos. É também apresentado um conjunto de sugestões baseadas em resultados semelhantes aos obtidos em cada pesquisa, permitindo a descoberta de informação relacionada.
Para além dos serviços de biblioteca referidos anteriormente, o utilizador pode criar uma lista de documentos “favoritos” ou gravar as suas pesquisas para futura reutilização. Ainda é também possível a exportação dos resultados para gestores de referências bibliográficas, ou a visualização dos registos em formatos normalizados, tais como o APA.
A autenticação na área pessoal é feita com as credenciais de autenticação federada da U.Porto.
As bibliotecas da U.Porto estão capacitadas para prestar os esclarecimentos e o apoio necessário ao uso da plataforma.