Newsletter #17 - Janeiro de 2025
Gestão de Documentação e Informação
Em 2023 foi firmado um acordo interorgânico entre a Reitoria da UP, através do seu Serviço de Gestão de Documentação e Informação (UPdigital/SGDI), e a Faculdade de Direito da Universidade do Porto no sentido de incorporar, avaliar e preservar o seu acervo arquivístico no Arquivo da U. Porto nas instalações do Edifício Parcauto.
A documentação conservada pela FDUP, escola com quase 30 anos de existência, procede do exercício das funções dos seus setores orgânicos desde a sua criação em 1995. O acervo informacional produzido e acumulado revela uma extensão considerável e diversificada, provindo sobretudo dos serviços da área administrativa, financeira e académica. As primeiras transferências para o Arquivo do Parcauto ocorreram em 2024, envolvendo 2870 unidades de instalação, equivalentes a 240 metros lineares de documentação.
Além das transferências, foi dado início ao tratamento técnico da documentação no sistema de informação, nomeadamente a descrição e classificação das séries arquivísticas/documentos, devidamente associadas ao respetivo plano de classificação, e a sua correspondência aos classificadores CLAV e RADA-IES, para efeitos de determinação dos prazos de conservação administrativa e seguintes tarefas de avaliação e eliminação. Estas tarefas foram fundamentais para garantir a gestão e a preservação de um acervo único, que se encontra, de momento, com acesso restrito a membros autorizados pela FDUP.
Em finais de outubro de 2024, foram apresentadas duas propostas de eliminação: a primeira, elaborada na sequência da avaliação em conformidade com os prazos regulamentados na tabela de seleção constante do RADA-IES, foi submetida e aprovada pela DGLAB; a segunda, contendo documentos duplicados/cópias sem valor de original, obteve aprovação por parte da Direção da FDUP. Espera-se, no próximo ano, proceder à eliminação efetiva das séries e documentos identificados nestes autos de eliminação, garantindo assim uma gestão eficaz dos espaços de armazenamento e a preservação permanente da documentação avaliada como de conservação.
Adicionalmente, foram digitalizados cerca de 500 documentos e apresentada uma proposta para expandir o processo de digitalização, prevendo melhorar o acesso à informação já em 2025. Este esforço visa não só assegurar a conservação permanente da documentação como também facilitar a consulta e pesquisa, preservando a memória institucional e contribuindo para a história do ensino superior do Direito em Portugal.
Este projeto reforça o compromisso da Universidade do Porto com a salvaguarda e valorização do seu património documental, consolidando o Arquivo da Reitoria da UP como um núcleo estratégico de preservação da memória coletiva.
Antes
(imagens do arquivo nas instalações da FDUP)
Durante
(imagens do arquivo na Sala de Triagem do Arquivo Parcauto para higienização)
Depois
(imagem do arquivo já instalado no Depósito do Arquivo Parcauto)