Sabia que

Newsletter #5 - junho de 2023

Educação, Sociedade & Culturas (ESC)

A revista Educação, Sociedade & Culturas (ESC) é uma revista académica com arbitragem científica, de acesso aberto, publicada pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto.



OBJECTIVOS E ÂMBITO

Criada em 1994, a ESC publica trabalhos originais nos campos das ciências da educação e das ciências sociais e humanas e que se focam em objetos do âmbito da educação/formação na sua relação com os problemas sociais. Tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento do campo científico das ciências da educação, a partir da disseminação de investigação de base empírica e sustentada em quadros teórico-metodológicos sólidos e diversificados capazes de dar conta de objetos educacionais da tradição deste campo e emergentes. Funda-se numa intencionalidade que procura estabelecer e aprofundar o diálogo entre culturas e olhares interdisciplinares, contribuindo para sustentar e qualificar o debate público em torno de problemas educativos, culturais e sociais. A ESC pretende: i) divulgar conhecimento produzido nos campos das ciências da educação e das ciências sociais e humanas; ii) proporcionar um espaço de debate científico em torno de questões educativas relacionadas com diversidade e diferença, exclusão, desigualdade e injustiça social numa perspetiva global e situada; iii) promover uma análise crítica das políticas e de práticas desenvolvidas, formal e informalmente, no campo socioeducativo; iv) ser um espaço de ensaio de propostas teórico-metodológicas emergentes e inovadoras; e) constituir-se como uma plataforma de internacionalização da investigação em educação.



Primeiro número da revista (fig. à direita) e número dedicado a Paulo Freire (fig. à esquerda)


POLÍTICAS EDITORIAIS

A ESC aceita a submissão de trabalhos originais sobre investigação empiricamente sustentada e suportada por uma forte componente teórico-metodológica. As submissões devem enquadrar-se no âmbito da missão e escopo da revista e ser relevantes para um público internacional. A ESC não coloca limitações quanto a perspetivas conceptuais, teóricas e metodológicas. Sem prejuízo desta pluralidade, ao submeterem um artigo, as pessoas autoras devem certificar-se de que foi utilizada uma linguagem inclusiva e não discriminatória.


A revista publica números temáticos e não temáticos, aceitando em permanência a submissão de artigos de tema livre.


Os artigos publicados são submetidos a um rigoroso processo de revisão por pares e revisão baseada em arbitragem científica anónima (double-blind peer review). A revista ESC disponibiliza o acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico produzido ao público fomenta a partilha mais equitativa e global do conhecimento.






Dois artigos mais citados



Periodicidade

A ESC é publicada três vezes por ano, ou seja, um volume a cada quatro meses. Encontra-se disponível na forma impressa através de assinatura e gratuitamente no formato online.


Custos para Autores/as

A publicação na ESC é totalmente gratuita para autores e autoras, não existindo quaisquer custos ou taxas de submissão, produção ou publicação.


Plágio

Não serão publicados textos que sejam identificados como plágio ou cujo conteúdo seja fraudulento.


Para garantir que todos os conteúdos publicados são inéditos e não incorrem em plágio, a ESC submete os manuscritos recebidos à análise do software iThenticate, análise que poderá ser conduzida antes da fase de escrutínio inicial. Dependendo do grau de semelhança (excluindo referências ou citações sujeitas a análise), o artigo poderá ser rejeitado a priori. Apesar de uma maior tolerância na submissão ao iThenticate, artigos com origem em dissertações, teses e outros trabalhos académicos devem apresentar referência à obra original.


Princípios Éticos

O CIIE e a sua revista ESC estão empenhados em assegurar os mais elevados padrões éticos em todas as fases do processo de publicação e adotam os princípios e recomendações de boas práticas na publicação do Committee on Publication Ethics (COPE).


É necessária a concordância de todas as partes envolvidas no ato de publicação (Direção, membros do Conselho de Redação, autores/as, avaliadores/as e editores/as) relativamente aos padrões de comportamento ético. A revista ESC não publica pesquisas que sejam realizadas com fins lucrativos ou de uma forma que possa afetar a dignidade ou os direitos da pessoa humana e não humana participantes da investigação.