Por circunstâncias várias, apenas neste mês de outubro foi possível retomar a publicação da Newsletter da Fundação Marques da Silva, agora com recurso a uma nova plataforma digital – Mautic - onde se encontra agregada a comunidade UPorto. Neste longo interregno muitas foram as novidades, mas daremos agora destaque às mais recentes. Ainda assim, e só no que toca a bibliotecas e livros há muito para partilhar.
No final do mês de setembro, as bibliotecas da U.Porto, em colaboração com o serviço de Gestão de Documentação e Informação (SGDI) da UPdigital, disponibilizaram um novo portal de pesquisa e descoberta de informação científica: ALMA. Este novo sistema permite agora aos utilizadores uma forma mais eficaz de interação com o Catálogo que agrega estas 18 Bibliotecas e no qual se inclui a possibilidade de consulta online de uma grande parte do acervo bibliográfico da Fundação Marques da Silva.
Já no que se refere a novas publicações, num ano em que já foi lançado o catálogo da Exposição Fernando Távora. Pensamento Livre, o Tomo I.II do projeto editorial As raízes e os frutos (+ D’os meus livros), os dois volumes do projeto Novo Antigo, dedicados a Fernando Távora, e um primeiro volume sobre Raul Leal: Leitor de Fernando Pessoa, Leitor de Si Mesmo ou a Criação do Futuro, a Fundação Marques da Silva finalizou dois novos títulos: Arquiteturas Italianas, de Paolo Zermani (CMS 2022) e o catálogo da exposição Hestnes Ferreira: Forma | Matéria | Luz, que contempla um conjunto alargado de autores, convidados a escrever sobre o percurso e obra deste arquiteto. E ainda neste ano novos livros serão lançados, pois estão em fase final de paginação: Nuno Portas, Pedro Vieira de Almeida: Teoria e desenho na Arquitectura em Portugal, 1956-1974, de Tiago Lopes Dias, e Argumentos 2: em convergência, de Alexandre Alves Costa, bem como outros livros resultantes de parcerias, também esses a anunciar para breve.
Mas este tem sido um ano pródigo em termos editoriais e a Fundação tem apoiado também a publicação de livros que se cruzam com os seus Arquivos. Citem-se entre outros: Fernando Távora, em Guimarães (Lab2PT); Germano de Castro: um arquitecto do seu tempo (Circo de Ideias); o catálogo da exposição A urgência da cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora (Museu e Bibliotecas do Porto); Das nossas exposições: 2013-2021 (Sociedade Martins Sarmento); catálogo da exposição Coleção Cooperativa Árvore: Espaço Miguel Torga (Cooperativa Árvore); as Sebentas d’Obra dedicadas à “Estação de São Bento” e à “Intervenção no edifício da Nacional, no Porto” (Departamento de Engenharia Civil da FEUP); Macau. Arquitectura e mutações no tecido urbano: uma antologia (Circo de Ideias); a reedição de Transformação e Permanência na Habitação Portuense; Vitruve Hors Texte: Biographie d’un Livre (Éditions de la Villette); ou The Renewal od Dwelling: European Housing Construction 1945-1975 (Triest); livros que já constam da Biblioteca Corrente da Fundação.
Mas outros chegaram, que vieram também ampliar o acervo de livros consultáveis na Fundação: São Torcato: história, devoção e património + São Torcato: Romaria a um vale infindável (Irmandade de São Torcato); as Sebentas d’Obra dedicadas à “Musealização da galeria do Rio de Vila” e à “Valorização Patrimonial do Reservatório da Pasteleira” (Departamento de Engenharia Civil da FEUP); Estação Central da Beira, Moçambique 1957-1966 (Lab2PT); o n.º 40 da Revista Monumentos (Património Cultural – DGPC).
Nesta listagem não exaustiva de novas entradas, lugar também para ofertas. E aqui assinalamos dois livros da AMAG: Paulo David: The lesson of the continuity e Form, Structure, Space: Notes on the Luigi Moretti’s Architectural Theory, assim como um conjunto de 23 livros oferecidos pelo Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, de sua autoria ou por si coordenados ou prefaciados, do maior interesse para quem se dedique à investigação no domínio das Artes Decorativas em Portugal e no Brasil, e à História do Porto Romântico.
A nível da Biblioteca Digital, deram ainda entrada "1923-2023 Fernando Távora at 100", o número da revista Histories of Postwar Architecture (HPA) dedicado a Fernando Távora, e os artigos de Fernando Gebra: "Orpheu e a imprensa no caderno de Alfredo Guisado: 'Recortes' de uma revista literária" e "As cinco chagas de Cristo, de Alfredo Guisado: Um livro inédito no ano de Orpheu".