Preview Text goes here

Newsletter Fundação Marques da Silva | OUT '24

HESTNES FERREIRA
FORMA | MATÉRIA | LUZ

Exposição • MAC/CCB • 16 out '24

Em 2023, Hestnes Ferreira. Forma | Matéria | Luz deu-se a ver na Fundação Marques da Silva. Foi o resultado de uma revisitação de Alexandra Saraiva, Patrícia Bento d'Almeida e Paulo Tormenta Pinto ao processo de trabalho de Hestnes Ferreira. Os curadores voltaram de novo o seu olhar para este projeto expositivo e responderam agora ao desafio de o repensar em função de uma nova configuração espacial, uma nova geografia: o MAC/CCB - Museu de Arte Contemporânea, em Lisboa.  A inauguração, conjuntamente com Homo Urbanus. A Citymatographic Odyssey by Bêka & Lemoine, está marcada para o próximo dia 16, pelas 19h00, com o momento a ser antecedido de uma conversa de apresentação prévia de ambas as exposições, no auditório do Museu, aberta ao público.
 

Paralelamente a esta exposição, está já programado um ciclo de visitas guiadas à exposição e a obras representativas da autoria deste arquiteto: Bairro Fonsecas e Calçada; Biblioteca de Marvila; Campus ISCTE; Casa de Albarraque. Estas visitas, orientadas por arquitetos, proporcionam a oportunidade de aprofundar e expandir perspetivas sobre a obra de Hestnes Ferreira, promovendo diferentes vivências em cada edifício e prestando particular atenção à sua forma, matéria e luz. São de participação gratuita, dependentes apenas de inscrição prévia.

 

Para mais informação: clique AQUI

FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE

Assembleia da República, Lisboa • 2024

Está praticamente passado um ano, desde o momento em que a Fundação Marques da Silva abriu as suas portas para apresentar FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE, o projeto expositivo central do programa de celebrações do Centenário do Nascimento de Fernando Távora, TÁVORA 100. A exposição seguiu depois para Coimbra e para Guimarães, e prepara-se agora para concluir a sua itinerância no Palácio de S. Bento, sede da Assembleia da República, em Lisboa. Em breve, esperamos poder anunciar a data da sua inauguração no Salão Nobre deste lugar que, sendo um símbolo nacional, foi também matéria de trabalho de Fernando Távora, pois entre 1993 e 1999 coube-lhe projetar a sua ampliação para um novo edifício, situado junto à fachada lateral do Palácio e ao Jardim de São Bento. 

 

Mais uma vez a exposição se metamorfoseará para responder às circunstâncias próprias de um novo espaço, para o qual foi criado um novo dispositivo expositivo e onde serão também apresentados alguns novos conteúdos. Mesmo para quem já a visitou haverá renovados motivos para a ela regressar.


Para mais informação: clique AQUI

ENTRE LIVROS

Um nova portal de pesquisa • Novos títulos entradas

Por circunstâncias várias, apenas neste mês de outubro foi possível retomar a publicação da Newsletter da Fundação Marques da Silva, agora com recurso a uma nova plataforma digital – Mautic - onde se encontra agregada a comunidade UPorto. Neste longo interregno muitas foram as novidades, mas daremos agora destaque às mais recentes. Ainda assim, e só no que toca a bibliotecas e livros há muito para partilhar.

 

No final do mês de setembro, as bibliotecas da U.Porto, em colaboração com o serviço de Gestão de Documentação e Informação (SGDI) da UPdigital, disponibilizaram um novo portal de pesquisa e descoberta de informação científica: ALMA. Este novo sistema permite agora aos utilizadores uma forma mais eficaz de interação com o Catálogo que agrega estas 18 Bibliotecas e no qual se inclui a possibilidade de consulta online de uma grande parte do acervo bibliográfico da Fundação Marques da Silva.

 

Já no que se refere a novas publicações, num ano em que já foi lançado o catálogo da Exposição Fernando Távora. Pensamento Livre, o Tomo I.II do projeto editorial As raízes e os frutos (+ D’os meus livros), os dois volumes do projeto Novo Antigo, dedicados a Fernando Távora, e um primeiro volume sobre Raul Leal: Leitor de Fernando Pessoa, Leitor de Si Mesmo ou a Criação do Futuro, a Fundação Marques da Silva finalizou dois novos títulos: Arquiteturas Italianas, de Paolo Zermani (CMS 2022) e o catálogo da exposição Hestnes Ferreira: Forma | Matéria | Luz, que contempla um conjunto alargado de autores, convidados a escrever sobre o percurso e obra deste arquiteto. E ainda neste ano novos livros serão lançados, pois estão em fase final de paginação: Nuno Portas, Pedro Vieira de Almeida: Teoria e desenho na Arquitectura em Portugal, 1956-1974, de Tiago Lopes Dias, e Argumentos 2: em convergência, de Alexandre Alves Costa, bem como outros livros resultantes de parcerias, também esses a anunciar para breve.

 

Mas este tem sido um ano pródigo em termos editoriais e a Fundação tem apoiado também a publicação de livros que se cruzam com os seus Arquivos. Citem-se entre outros: Fernando Távora, em Guimarães (Lab2PT); Germano de Castro: um arquitecto do seu tempo (Circo de Ideias); o catálogo da exposição A urgência da cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora (Museu e Bibliotecas do Porto); Das nossas exposições: 2013-2021 (Sociedade Martins Sarmento); catálogo da exposição Coleção Cooperativa Árvore: Espaço Miguel Torga (Cooperativa Árvore); as Sebentas d’Obra dedicadas à “Estação de São Bento” e à “Intervenção no edifício da Nacional, no Porto” (Departamento de Engenharia Civil da FEUP); Macau. Arquitectura e mutações no tecido urbano: uma antologia (Circo de Ideias); a reedição de Transformação e Permanência na Habitação Portuense; Vitruve Hors Texte: Biographie d’un Livre (Éditions de la Villette); ou The Renewal od Dwelling: European Housing Construction 1945-1975 (Triest); livros que já constam da Biblioteca Corrente da Fundação.
 

Mas outros chegaram, que vieram também ampliar o acervo de livros consultáveis na Fundação: São Torcato: história, devoção e património + São Torcato: Romaria a um vale infindável (Irmandade de São Torcato); as Sebentas d’Obra dedicadas à “Musealização da galeria do Rio de Vila” e à “Valorização Patrimonial do Reservatório da Pasteleira” (Departamento de Engenharia Civil da FEUP); Estação Central da Beira, Moçambique 1957-1966 (Lab2PT); o n.º 40 da Revista Monumentos (Património Cultural – DGPC).

Nesta listagem não exaustiva de novas entradas, lugar também para ofertas. E aqui assinalamos dois livros da AMAG: Paulo David: The lesson of the continuity e Form, Structure, Space: Notes on the Luigi Moretti’s Architectural Theory, assim como um conjunto de 23 livros oferecidos pelo Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, de sua autoria ou por si coordenados  ou prefaciados, do maior interesse para quem se dedique à investigação no domínio das Artes Decorativas em Portugal e no Brasil, e à História do Porto Romântico.
 

A nível da Biblioteca Digital, deram ainda entrada "1923-2023 Fernando Távora at 100", o número da revista Histories of Postwar Architecture (HPA) dedicado a Fernando Távora, e os artigos de Fernando Gebra: "Orpheu e a imprensa no caderno de Alfredo Guisado: 'Recortes' de uma revista literária" e "As cinco chagas de Cristo, de Alfredo Guisado: Um livro inédito no ano de Orpheu".

EM REDE

Prémio Fernando Távora / 20.ª ed.

No passado dia 7 de outubro foi anunciado o vencedor da 20.ª ed. do Prémio Fernando Távora: Gabriel Weber, que agora viajará até ao Benim para estudar a Arquitetura Agurá. A proposta "Do Benim ao Benim: Projetos Marginais, Arquiteturas Radicais" foi considerada pelo júri (Mónica Baldaque; Andreia Soutinho; Carlos Prata; Teresa Fonseca; e Luísa Távora) "um projeto notável de viajante /arquiteto". A sessão, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, integrou ainda a conferência da pintora e escritora Mónica Baldaque (que presidiu ao júri desta edição do Prémio), "Não faço férias, faço viagens".

Direitos, Liberdades, Garantias / exposição

Na exposição "Direitos, Liberdades, Garantias", inaugurada a 2 de julho, no Pavilhão de Exposições da FBAUP, mostram-se "obras de artistas, designers e arquitetos de várias gerações, na sua maioria estudantes e/ou professores das Belas Artes do Porto." Trabalhos resultantes do pleno uso de direitos possíveis após o 25 de Abril de 74 e "exercícios de afirmação e reivindicação que precederam a revolução, agora vistos à luz da liberdade entretanto alcançada". Entre eles, lá estarão obras de Marques da Silva, Manuel Teles ou Alcino Soutinho, cujas ressonâncias se estendem à Fundação Marques da Silva. A exposição tem curadoria de Lúcia Almeida Matos e poderá ser visitada até 17 de novembro.

“O que faz falta” / exposição

A 26 de outubro, vai inaugurar, na Casa da Arquitectura, a exposição "O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia”, com curadoria de Jorge Figueira e curadoria-adjunta de Ana Neiva. Tem como objetivo geral estabelecer uma leitura panorâmica da produção arquitetónica entre a Revolução de Abril 1974 e os dias de hoje (2024), revelando como a arquitetura foi, e é, simultaneamente reflexo e incentivo do regime democrático em Portugal. Nesse sentido, os projetos selecionados refletem os modos como a arquitetura concretizou programas públicos vários, considerando a diversidade geográfica do país, continental e insular, e a contribuição de arquitetas e arquitetos de diferentes backgrounds e gerações.” E nela não poderiam deixar de estar presentes alguns dos arquitetos documentados nos arquivos da Fundação Marques da Silva que será uma das entidades apoiantes desta iniciativa, que vai ficar patente ao público até 7 de setembro 2025.

Siza Câmara Barroca / exposição

A exposição "Siza, Câmara Barroca" reúne 18 obras do arquiteto Álvaro Siza que atravessam diferentes períodos do seu trabalho. Trata-se de mais uma das iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto pluridisciplinar de investigação “ Siza Barroco”, coordenado pelos arquitetos José Miguel Rodrigues e Joana Couceiro, ambos curadores desta exposição, que também conta com a curadoria adjunta da designer Constança Pupo Cardoso.
A exposição, inaugurada a 12 de setembro passado, no Museu Nacional Soares dos Reis, poderá ser visita até 31 de dezembro deste ano.

 

Inovação Fora de Portas: engenharia civil à mostra / visita

A 28 de setembro iniciou-se um novo ciclo de visitas "fora de portas: engenharia civil *a mostra". Trata-se de uma iniciativa estruturada a partir de um programa de palestras acompanhadas de vídeos documentais das obras mais emblemáticas do Porto, bem como de uma publicação - Sebentas d'Obra - que reúne os documentos relevantes para a análise da obra. A próxima acontece a 23 de novembro e tem como objeto o Parque da Alameda de Cartes. Esta iniciativa resulta da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (DEC/FEUP) e conta com o apoio da Fundação Marques da Silva.

Desenhar o espaço "habitado" da Casa-Atelier / laboratório

Enquanto a Casa-Atelier José Marques da Silva aguarda a oportunidade de voltar a abrir as suas portas para dar a ver uma nova exposição, eis que os espaços temporariamente vazios se enchem de estudantes da ESAD Matosinhos. Guiados por Marta Cruz, professora da área do desenho, do espaço doméstico e da cultura material, percorrem-na tentando decifrar formas, sentidos, ambientes e memórias que nela se têm vindo a inscrever. A partir da experiência do olhar e do desenho, vão tentar compreender a dimensão sensível deste lugar que assistiu e se moldou a tantas vidas, encontrando modos e possibilidades de se relacionarem com uma Casa também pensada e projetada para ser Atelier de um Arquiteto e que agora é sede de uma Fundação.

O desafio vai manter-se ao longo do mês de outubro e alguns destes trabalhos serão partilhados.

BREVES

ACONTECEU

10 de setembro |

Entrega do Prémio AICA/Ministério da Cultura/Millenium BCP 2023, que, na área da Arquitetura, foi atribuído à à dupla Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos — Menos é Mais (Arquitetura) pela obra de reabilitação do edifício d' «A Nacional», edifício projetado entre 1919 e 1925 por José Marques da Silva.

 

19 a 30 de setembro |

Fernando Távora e Couros
Uma homenagem proposta pelo Município de Guimarães, no primeiro aniversário da ampliação da zona classificada como Património Mundial da UNESCO em Guimarães.

 

19 a 29 de setembro |

"Glossário Fernando Távora", exposição apresentada na Igreja do Salvador, com  trabalhos de investigação dos estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Évora, após visita aos arquivos da Fundação Marques da Silva e a uma visita guiada ao centro de Guimarães.

 

20 de setembro |

"Fernando Távora. Maestro di Maestri: Il viaggio come momento di conoscenza", encontro realizado em Monza pela Ordine degli Architetti e coordenado por Stefano Perego e Valerio Tolve.

A ACONTECER

19 de outubro |

Visita Guiada à exposição Siza, Câmara Barroca, por José Miguel Rodrigues e Joana Couceiro, que irão apresentar os resultados deste projeto aos participantes e comentar as obras de Álvaro Siza selecionadas para a referida exposição: a visita tem início às 11h, terá uma duração aproximada de 60' e é para um máximo do 20 participantes.

 

até 31 de outubro |

Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha: até ao final deste mês encontram-se abertas as candidaturas para a 2.ª edição deste Prémio. Podem candidatar-se Edificações e Espaços Públicos construídos no Município da Maia entre 31 de outubro de 2014 e 31 de outubro de 2021.

 

até 19 de outubro |

Paisagens construídas: exposição de Inês d'Orey, que parte do livro homónimo de Valdemar Cruz, patente ao público na Zet Gallery, em Braga, enquanto parte integrante do programa expositivo dos Encontros da Imagem.

ANIVERSÁRIO SETEMBRO

7 de setembro |
Maria José Marques da Silva: ecos da sua intervenção em Serralves

9 de setembro |
José da Cruz Lima: o Restaurante-Bar do Areinho, em Ovar

16 de setembro |
Fernando Lanhas: a sala de exposições Gulbenkian do Ateneu Comercial do Porto

23 de setembro |
Nuno Portas: relatos epistolares da viagem de 1954 à Alemanha, Suíça e França.

ANIVERSÁRIOS OUTUBRO

10 de outubro |
José Luiz Porto: o Cruzeiro de Santa Luzia, em Vilar de Mouros

15 de outubro |
Filipe Oliveira Dias: o gesto de trazer a arte para a Rua Miguel Bombarda

18 de outubro |
José Marques da Silva: o edificio para a "Nacional", no Porto

26 de outubro |
Fernão Simões Carvalho: o CODA

FUNDAÇÃO MARQUES DA SILVA

Praça do Marquês de Pombal, 30-44/
Rua Latino Coelho, 444, Porto Portugal

 Se pretender deixar de receber este tipo de divulgações, basta clicar aqui: Remover.