LOUREIRO 100

CASAS PARA TODOS - a partir de 18 outubro '25, 15h00
CAUSA PÚBLICA - até 2 de novembro '25

“A arquitectura deve ser vista como um fenómeno social ou, se quisermos, como um serviço. É nela que habitamos, trabalhamos, sofremos ou nos divertimos. A arquitectura é espaço de vida, no seu centro está o ser humano.” 
 

No próximo dia 18 de outubro, às 15h00, e na presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos, vai inaugurar CASAS PARA TODOS, a segunda das três exposições organizadas no contexto do programa de celebração dos 100 anos do nascimento do arquitecto José Carlos Loureiro, LOUREIRO 100, num espaço também por si projetado, o Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende.
 

Uma parte substancial da obra de José Carlos Loureiro e do Atelier GALP foi dedicada ao desenho de edifícios de habitação unifamiliar e colectiva. Da modernidade bauhausiana dos projectos iniciais, patente na Casa de Valbom, passando pelas aaltianas variações contextualistas que incluíam a tradição construtiva local, até às experiências finais de influência wrightiana e miesiana, muitas foram as linguagens utilizadas, retrato tanto da activa longevidade de Loureiro como do cosmopolitismo da arquitectura portuguesa contemporânea. Os projectos de habitação colectiva, onde se exploram diferentes escalas e materiais, distintos modos de habitar e variadas tipologias, procuram, em muitos casos, também ‘fazer cidade’, desenhando jardins ou pátios comuns, ruas internas ou acessos generosos. O título da exposição CASAS PARA TODOS remete, assim, para o ideal moderno de construir para ‘o maior número’, de que o emblemático Edifício Parnaso será exemplar, mas igualmente para a variedade de destinatários e de formas de organização do espaço doméstico desenvolvidas.
 

Nesta mostra estarão em destaque 18 obras representativas da produção de José Carlos Loureiro e do Atelier GALP referentes aos projectos de habitação unifamiliar e colectiva. Desenhos, fotografias originais do arquitecto ou de fotógrafos por si contratados, mas igualmente maquetas propositadamente produzidas para a exposição, fazem parte do conteúdo, de forma a melhor explicitarem a qualidade formal e compositiva dos edifícios.
 

Com curadoria e programação de Joaquim Vieira de Magalhães e Luís Martinho Urbano, a exposição CASAS PARA TODOS decorre até 24.01.2026, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 18h30 e aos sábados das 14h30 às 17h30. Entretanto, igualmente com curadoria destes dois arquitectos e até dia 2 de novembro, no Fórum da Maia, ainda poderá visitar a exposição CAUSA PÚBLICA, que tem a sessão de lançamento do Catálogo da Exposição agendada para 30 deste mês.
 

LOUREIRO 100 é uma iniciativa conjunta da Fundação Marques da Silva, do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e da Câmara Municipal da Maia, com o apoio da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, Direcção Geral das Artes, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e Ordem dos Arquitectos. Inclui exposições, conferências, visitas e a publicação de um livro com a sua vasta obra.

LEWERENTZ DIVINE DARKNESS

com Sven Blume, José Fernando Gonçalves e Luís Martinho Urbano
Fundação Marques da Silva • 17 outubro, 21h30

No dia 17 de Outubro, às 21.30, o filme LEWERENTZ DIVINE DARKNESS, de Sven Blume, será exibido na Fundação Marques da Silva, seguindo-se uma conversa com o realizador, moderada por José Fernando Gonçalves e Luís Martinho Urbano.
 

Sigurd Lewerentz (1885–1975) é internacionalmente reconhecido como um dos maiores arquitetos da Suécia. No entanto, devido à sua aversão à exposição mediática, nunca deu qualquer entrevista, e a sua vida e obra estiveram durante muito tempo rodeadas de mistério. Recentemente, um arquivo inédito de gravações em filme e áudio de Lewerentz foi encontrado numa cave em Lund, e são estas gravações que constituem a base do documentário LEWERENTZ DIVINE DARKNESS, um retrato único dessa figura enigmática da arquitetura do século XX, cuja obra tem influenciado sucessivas gerações de arquitectos.
 

A exibição deste documentário, com 1h 10 minutos de duração, no Porto, tornou-se possível graças a uma parceria entre a Fundação Marques da Silva, o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e o Docomomo Portugal.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço. (ver +)

DIA DO VIZINHO #12
Biblioteca Popular Pedro Ivo

Fundação Marques da Silva: visitas e um "entrevizinhos" com Domingas Vasconcelos - 19 outubro '25, a partir das 10h00

A equipa do Museu e Bibliotecas do Porto, no próximo dia 19 de outubro, domingo, vai dinamizar mais um DIA DO VIZINHO, propondo, nesta 12.ª edição, um programa desenhado a partir da Biblioteca Popular de Pedro Ivo, um espaço singular e icónico do Jardim da Praça Marquês de Pombal, projetado por Bernardino Basto Fabião, um antigo discípulo de José Marques da Silva. E foi nesta Praça portuense que José Marques da Silva construiu, viveu e manteve o seu Atelier, desde 1914, em casas onde hoje se encontra sediada a Fundação que transporta o seu nome. 
 

Como não poderia deixar de ser, também a Fundação Marques da Silva se associa a esta celebração "entrevizinhos". Assim, às 10h00, abrirá extraordinariamente as suas portas a todos aqueles que queiram visitar a exposição MARQUES DA SILVA: RETRATO DE UM ARQUITETO ou passear pelos seus jardins. E aqui, às 10h30, a Arquiteta Domingas Vasconcelos fará uma breve abordagem ao percurso de Marques da Silva e à história destas casas, uma história que remonta ao Largo da Aguardente, anterior à própria Praça e à construção do jardim público, onde se encontra instalada a Biblioteca de Pedro Ivo, sobre cujo projeto e autor também falará. Esta iniciativa é de acesso livre e gratuito, mas tem um limite máximo de 20 participantes, pelo que requer inscrição prévia através de formulário próprio.
 

A Fundação Marques da Silva encerra as suas portas às 12h00, mas há muito a acontecer ao longo deste dia. Consulte a programação geral aqui 

 

Fotografia: © Fundação Marques da Silva, Telma Dias.

LOST CAUSES
"Concurso Política"

Mesa-redonda #6
António Benjamin, Inês Lobo, Pedro Baganha, Pedro Campos CostaFundação Marques da Silva • 23 outubro '25

Concurso Política é a última das seis mesas-redondas organizadas no contexto do projeto LOST CAUSES. Vai acontecer no dia 23 de Outubro, às 18.00, na Fundação Marques da Silva, reunindao a presença dos arquitetos António Benjamim Costa Pereira, Inês Lobo, Pedro Baganha e Pedro Campos Costa.

 

LOST CAUSES, da autoria de Tiago Antero e João Manuel Miranda, organiza-se em três momentos: seis mesas-redondas, uma publicação e uma exposição. Procura realçar uma faceta da arquitetura simultaneamente inquietante e deslumbrante, ao apresentar uma coleção de projetos no território português, não construídos, que foram submetidos a concursos e cuja condição não vencedora os torna ´invisíveis`. Ideias esquecidas e circunscritas que não só revelam uma prática de trabalho intenso e subvalorizada como também a intrincada interação entre a visão artística, o potencial espacial e as restrições da realidade sobre o tema ´habitação`. Estas visões não concretizadas, muitas vezes nascidas de períodos de trabalho intenso, possuem, ao sabor do mistério da possibilidade, um fascínio inegável – digno de ser ´celebrado`. No fundo, a intenção demonstra-se como uma evidente pertinência e intitula-se que não há, verdadeiramente… Causas Perdidas (Lost Causes). ver+

FORA DE PORTAS

IMPASSE, TRÊS VIAGENS
exposição, conversa, viagem
CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (Guimarães)

  

A exposição IMPASSE, TRÊS VIAGENS, que  abriu ao público a 6 de setembro, engloba um conjunto de três iniciativas propostas e organizadas pelo Núcleo Impasse — Carlos Fraga, Manuel Carvalho, Maria João Latas, Bruno Quelhas, Nicola D’Addario e Ana Duarte — após um regresso crítico ao território do Inquérito à Arquitectura Popular em Portugal e ao livro publicado em 1961, mais propriamente às fronteiras definidas para a Zona II (Trás-os-Montes e Alto Douro, equipa formada por Octávio Lixa Filgueiras; Carlos Carvalho Dias e Arnaldo Araújo).

No próximo dia 18 de outubro, será o momento previsto para uma Conversa, seguindo-se, a 25 de outubro, em dia de encerramento da exposição, uma Viagem a St.º André, em Montalegre.

São três vertentes, complementares entre si, desenhadas com base num projeto de investigação e de (re)leitura da Arquitetura Popular, que elegeu, como casos de estudo, as aldeias de Montes (Campeã, Vila Real) e Santo André (Barroso, Montalegre).

Este projeto contou com o apoio da Fundação Marques da Silva (ver+)

CENTENÁRIO DE ILÍDIO DE ARAÚJO (1925-2025)
uma vida ao serviço da paisagem
Viagem (Celorico de Basto) e Conferência (Galeria da Biodiversidade, Porto)

  

Viagem pelos Lugares de Ilídio, a decorrer ao longo do dia 19 de outubro, e a Conferência Ilídio de Araújo: A Paisagem de Ontem e de Hoje. A Paisagem sempre e para todos, a decorrer no Dia Internacional da Paisagem, que se celebra a 20 de outubro, na Galeria da Biodiversidade, no Porto, são os dois grandes momentos de um programa de comemoração do centenário do nascimento deste engenheiro agrónomo que se cruzou, entre outros, com os arquitectos Fernando Távora e Manuel Marques de Aguiar, e que se tornou uma figura de referência do ordenamento paisagístico e na história da arte dos jardins em Portugal. Trata-se de uma iniciativa do Observatório da Paisagem da FCUP, desenvolvida em parceria com a Associação dos Arquitetos Paisagistas e a Associação Portuguesa de Jardins Históricos. Uma iniciativa que conta com o apoio da Fundação Marques da Silva, e que integra ainda uma exposição itinerante, com curadoria de Teresa Andresen e Teresa Portela Marques. (ver+)

MARQUES DA SILVA: DA FORMAÇÃO À CRIAÇÃO
um percurso pela Ordem da Trindade
Experience Trindade (Porto)
                                     

A partir do dia 16 de outubro e até 28 de fevereiro de 2026, na Sala de Exposições Temporárias da Experience Trindade, no Porto, poderá visitar a exposição MARQUES DA SILVA: DA FORMAÇÃO À CRIAÇÃO. Nela se apresenta uma retrospetiva inédita sobre 28 anos da vida e obra do arquiteto Marques da Silva.

Da infância no Lyceu da Trindade (1876-1882) até ao projeto para a tribuna da Igreja da Santíssima Trindade, a exposição revela momentos-chave da sua ligação à Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade.

Um projeto assente na pesquisa de Catarina Fernandes, que conta com o apoio da Fundação Marques da Silva e que promete desvendar várias peripécias sobre os anos de formação deste arquiteto, sobre o universo educativo portuense de meados de oitocentos, mas também sobre a "arte de bem construir", sobre o contexto das encomendas que lhe vêm a ser dirigidas no início de um novo século e da forma como Marques da Silva lhes vai dar resposta. (ver+)

A PORTARIA E CASA DA RODA DO ANTIGO CONVENTO DE JESUS DAS DOMINICANAS DE AVEIRO
novo núcleo museológico
Museu de Santa Joana (Aveiro)
                                    

Até ao final do mês de outubro, no contexto da abertura ao público de um novo núcleo museológico no Museu Municipal de Aveiro — a Sala da Roda —, poderá observar uma maquete do edifício proveniente do acervo da Fundação Marques da Silva, Arquivo Alcino Soutinho.

Foi este o arquiteto que, entre 1999 e 2008, projetou e orientou as obras de requalificação e ampliação do Convento de Jesus das Domincanas de Aveiro, encomendadas pelo Instituto Português dos Museus. O atual  Museu foi modelado a partir da proposta de recomposição volumétrica refletida na maqueta em exposição e dos seus percursos internos, isto é, da interpretação do sentido de preexistências, que após múltiplas vivências e intervenções, em diálogo com a sua história, ficaram aptas a responder a uma nova realidade funcional. No mesmo espaço poderá também ser obsdervada uma outra maqueta representativa do espaço anterior à intervenção. (ver+)

ACONTECEU

1 de outubro
efeméride
DIA EUROPEU DAS FUNDAÇÕES E DOS DOADORES. Por toda a Europa, foi celebrado este dia em que se celebra a filantropia, gestos que levaram à criação de Fundações que, na sua especificidade e vocação, têm por objetivo contribuir para o bem coletivo, para uma sociedade europeia mais informada, solidária e sustentável. 

 

2 de outubro
encerramento da exposição
ARQUITECTAS DA LIBERDADE esteve patente ao público na Faculdade de Engenharia da UBI, na Covilhã. Antes de regressar ao Museu do Aljube, entre 16 e 30 de outubro estará na Casa das Caldeiras, em Coimbra. (ver+)
 

2 de outubro
projeção de filme e conversa
SER ARQUITECTO É... Com esta sessão, que teve lugar na sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e contou com a participação dos arquitetos José Gigante e Luís Martinho Urbano, para uma conversa moderada pelas arquitetas Conceição Melo e Cristina Emília Silva, encerrou-se também este projeto desenvolvido pela APJAR, em parceria com a Câmara Municipal da Maia e com o apoio da Fundação Marques da Silva, que teve por objetivo dar a conhecer ao público em geral o que pode significar trabalhar em arquitetura, a partir da vida e obra do arquiteto João Álvaro Rocha. (ver+)

 

3 de outubro
encerramento da exposição
TÁVORA / ARCHITETTURE / PAESAGGI / GENEALOGIE partiu de uma iniciativa do Campus de Mântua do Politecnico di Milano e teve curadoria de Barabara Bogoni e Marco Cillis. Esteve patente ao público no Palazzo Martinengo delle Palle, em Brescia, tendo sido, entretanto publicado um livro homónimo. (ver+)

 

8 de outubro
livro
SEBENTAS DE HISTÓRIA DA ARQUITECTURA MODERNA: BRUNELESCHI E ALBERTI. Numa sessão que decorreu no cinema Passos Manuel, Domingos Tavares e André Tavares apresentaram a 2.ª edição destes dois volumes há muito esgotados. "Embora na sua essência sejam os mesmos livros, o texto tornou-se mais transparente, as imagens contrastadas e as páginas mais fluídas, para que a sua leitura seja, ou torne a ser, um prazer." (ver+)

 

11 de outubro
conferência temática
DA PAISAGEM À ARQUITECTURA | O CAMINHO DE FERNANDO TÁVORA EM 1960 NO JAPÃO foi o primeiro momento resultante da viagem que Ana Tostões realizou ao Japão com o objectivo de analisar o diálogo entre a arquitetura japonesa e a portuguesa a partir do Diário da Viagem [escrito e desenhado por Fernando Távora na viagem ao Japão realizada em Maio 1960]. Um projeto que contou, entre outras instituições, com o apoio da Fundação Marques da Silva e da Fundação Oriente, que acolheu esta conferência. Em breve serão anunciadas novas ações a programar neste contexto.

A ACONTECER

ao longo do mês de outubro
mês da Arquitetura
ARQ  OUT '25 é um programa de atividades – conferências, colóquios, exposições, eventos, lançamento de publicações, entre outros – em torno dos temas da Arquitetura e Cidade, organizadas pelos membros inscritos na Ordem dos Arquitectos, arquitetos estagiários, e estudantes, a instituições e coletivos de natureza interdisciplinar, entre outros. (ver+)

 

17 de outubro
III Talks
ARQUITETURA EM TRANSFORMAÇÃO é um evento organizado pela Microcrete, em parceria com a ESAP – Escola Superior Artística do Porto, e com curadoria de Filipa Figueira e Tiago Vieira (Hinterland). A Conferência convida a refletir sobre a comunidade, imperfeição, ruptura e futuro, explorando como queremos viver, habitar e transformar os espaços no Futuro. (ver+)

 

20 de outubro
prémio + conferência
A CERIMÓNIA DE ANÚNCIO DO VENCEDOR da 21.ª edição do PRÉMIO FERNANDO TÁVORA vai ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal do Matosinhos, a partir das 18h30. Na ocasião, Joel Cleto, membro do Júri, proferirá a conferência que tem por título Viagem... um instante infinitamente fugaz. (ver+)

 

20 e 21 de outubro
Prémio Fernando Távora, 21.ª edição
ENSINO, REUSO E TRANSFORMAÇÃO DA ARQUITETURA E DA CIDADE MODERNAS é o tema do primeiro congresso organizado pelo Docomomo Portugal e o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra que terá lugar no Teatro Académico de Gil Vicente e na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra. (ver+)
 

23 de outubro
Porto Design Biennalle
O TEMPO É PRESENTE. INVENTAR O COMUM é o tema proposto para a 4.ª edição da Porto Design Biennale, num convite a uma mudança na nossa perspetiva diária, onde o presente não é visto como uma crise a superar, mas sim como uma oferta repleta de possibilidades coletivas à espera de serem ativadas. A edição deste ano prolonga-se até dezembro deste ano (ver+)

 

25 de outubro
workshop
DÍÁLOGOS SOBRE O LUSO: MEMÓRIAS DO CONJUNTO / #1. Dirigido aos moradores do Luso, é o primeiro de três workshops promovidos no âmbito do projeto de investigação WellBEH Well-Balanced Energy Housing Reasoning Method towards interventions crossing Heritage, Efficiency and Comfort, coordenado por Luciana Roch e Rui Póvoas. (ver+)

 

até 31 de outubro
exposição
PRÉMIO DE FOTOGRAFIA LUÍS FERREIRA ALVES, inaugurada no passo dia 12 de setembro, poderá ser visitada na Antiga Câmara do Porto. Aqui se apresentam os trabalhos distinguidos na 1.ª edição deste Prémio. (ver+)

ANIVERSÁRIOS OUTUBRO '25

(destaques que podem ser lidos no Site e na página de Facebook)

10 de outubro | José Luiz Porto: das Artes Decorativas até à Arquitetura
 

16 de outubro | Filipe Oliveira Dias: um Teatro para Vila Real

18 de outubro | José Marques da Silva: a ligação à Ordem da Trindade
 

27 de outubro | Fernão Simões de Carvalho: os projetos para a IRCRISTUR

Praça do Marquês de Pombal, 30-44/
Rua Latino Coelho, 444, Porto Portugal

FUNDAÇÃO MARQUES DA SILVA

 Se pretender deixar de receber este tipo de divulgações, basta clicar aqui: Remover.