Para uma cultura de melhoria contínua
Os docentes constituem um dos principais ativos da Faculdade de Medicina, dado que são responsáveis pelo ensino e aprendizagem dos estudantes dos diferentes ciclos de estudos, nomeadamente no Curso de Medicina. A excelência da medicina portuguesa deve-se em grande medida à qualidade da formação nas universidades, pelo que é fundamental apostar na qualificação e reconhecimento dos professores nas suas várias categorias. Os docentes são também os principais motores da produção científica da FMUP, com a sua criatividade e capacidade de mobilização de talentos.
É nesta perspetiva que deve ser entendida a Avaliação de Desempenho dos Docentes. Ou seja, como uma ferramenta que essencialmente cumpre o objetivo legal de avaliar o mérito absoluto do docente (e também relativo), mas sobretudo pretende reconhecer o tipo, quantidade e qualidade do trabalho académico realizado. Permite também um adequado registo digital, constituindo-se como um repositório da atividade dos docentes da FMUP.
A Avaliação de Desempenho dos Docentes pretende implementar uma cultura de melhoria contínua do desempenho individual e coletivo na FMUP. Neste sentido está em consulta pública um novo regulamento de desempenho do pessoal docente que tem em consideração um conjunto de indicadores que pretendem cobrir todas as atividades docentes e de investigação, incluindo a transferência de conhecimento para a sociedade, bem como atividades de extensão académica. Pelo que é fundamental a participação de todos para a sua melhoria e aperfeiçoamento.
Guilhermina Rêgo
Vogal do Conselho Executivo
Novos critérios para mais justiça e rigor
A avaliação é crucial para a aferição de pessoas e instituições. Embora não haja métodos perfeitos, está demonstrado que a avaliação permite não apenas premiar o mérito, mas também detetar fraquezas e vulnerabilidades que orientem a tomada de decisões e de medidas de modo a mitigá-las ou corrigi-las. De facto, o “efeito de Hawthorn” demonstra que o simples facto de um indivíduo ou instituição ser observado ou monitorizado melhora a sua performance. Dito isto, as metas de avaliação devem constituir um alvo em movimento. Não no sentido de tornar essas metas objetivos inalcançáveis, mas no sentido da melhoria continuada das pessoas e instituições.
Foi nesse contexto que, passados alguns anos sobre o início da Avaliação de Desempenho de Docentes, a FMUP decidiu introduzir um conjunto de alterações de modo a corrigir lacunas e potenciais distorções. As principais alterações propostas incluem:
-Valorização da liderança de projetos científicos competitivos na vertente de investigação;
- Redefinição de critérios de inclusão da informação relativa a inquéritos pedagógicos na vertente de ensino;
- Redefinição dos critérios relativos às atividades a incluir na vertente de transferência de conhecimento de forma a representar adequadamente a latitude das atividades desenvolvidas pelos docentes e investigadores em nome da FMUP;
- Inclusão de um maior número de cargos elegíveis na vertente de gestão universitária;
- Diferenciação de docentes de carreira e convidados e de docentes das diversas categorias relativamente às pontuações máximas instituídas em cada vertente de avaliação.
Deste modo, e demonstrada a importância da avaliação, esperamos ter contribuído para tornar a Avaliação de Desempenho dos Docente na FMUP ainda mais justa e rigorosa, para benefício último das pessoas e da FMUP.
Adelino Leite Moreira
Presidente do Conselho Científico
José Carlos Machado
Vice-presidente do Conselho Científico