Não consegue visualizar o email? Ver no browser.
 
 
N.º 5  Set 2020
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
COVID-19: FMUP foi palco da reunião que juntou políticos e especialistas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, foram duas das figuras que passaram, no dia 7 de setembro, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), para assinalar o regresso das reuniões conhecidas por juntar o poder político e especialistas para partilha de informações sobre a COVID-19. Sensivelmente dois meses após o último encontro, esta foi a primeira vez que a sessão foi transmitida em sinal aberto e que decorreu fora de Lisboa.

À entrada da FMUP, o primeiro-ministro falou aos jornalistas e revelou que o país se aproxima de um "momento crucial" no combate à pandemia de COVID-19. "Estamos a aproximar-nos do período outono/inverno, em que muitas das pessoas que estavam em férias vão regressar às suas atividades normais e onde vamos retomar a atividade letiva."

Segundo António Costa, o "momento é crítico", pois "aumentando o volume da atividade, o risco de contágio vai aumentar." Daí "a necessidade de continuar com as medidas de distância física e higiene."

Na primeira parte da sessão, especialistas da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) apresentaram os números e gráficos mais recentes acerca da situação epidemiológica.

Entre os dias 17 e 30 de agosto, registaram-se 3909 novos casos de Covid-19, "o que parece ser uma trajetória em crescendo", afirmou Pedro Pinto Leite (DGS). Na FMUP, o especialista revelou que a faixa etária entre os 20 e os 29 anos apresenta uma "maior incidência ao longo do tempo" e que as conhecidas medidas de higiene devem ser reforçadas por todos.

Já de acordo com os números apresentados por Ausenda Machado (INSA), Portugal tem realizado, desde junho, mais de 80 mil testes de diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2 por semana. Na mesma intervenção, foi anunciado que o R(t) – número de pessoas que um infetado contagia – tem aumentado e está em 1,12.

Outro dos especialistas a participar na reunião, ainda que à distância, foi Manuel do Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O epidemiologista admitiu que "a reabertura das escolas tem propensão para originar uma segunda onda." No entanto, acredita que esta "não é uma fatalidade."

Em termos práticos, Carmo Gomes defende que é preciso reduzir o número de contactos de proximidade (distanciamento físico, teletrabalho, evicção de não coabitantes e ventilação de salas de aula e espaços partilhados). Do mesmo modo, entende que terá de ser reduzido o risco de contágio, o que deverá obrigar a medidas ao reforço da testagem, rastreio e isolamento, ao reforço das equipas de Saúde Pública e à intervenção de equipas móveis.

Durante a reunião, foram também apresentados dados sobre a STAYAWAY COVID, aplicação portuguesa desenvolvida pelo INESC TEC e pelo ISPUP. Neste momento, mais de 1 milhão de portugueses já fizeram download da app.

A reunião contou ainda com a presença do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, da ministra da Saúde, Marta Temido, da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, entre outros.



 
 
 
 
Urgências psiquiátricas diminuem para metade por causa da pandemia

As urgências de Psiquiatria caíram para metade durante o estado de emergência decretado por causa da COVID-19. Os dados são avançados por investigadores da FMUP e do CINTESIS, e vêm confirmar as preocupações com os efeitos da pandemia sobre a saúde mental dos portugueses.


No total, foram registados 780 episódios, entre 19 de março e 2 de maio de 2020. Em idêntico período do ano anterior, registaram-se 1633 episódios. Entre as razões apontadas para esta diminuição inclui-se a preocupação de não sobrecarregar os serviços de saúde, numa altura em que o foco era travar a pandemia, bem como as limitações impostas pelo confinamento e o medo de ser infetado pelo novo coronavírus.



 
 
Estudante da FMUP lança projeto para apoiar cuidadores informais

“Apoio à família e doente em cuidados paliativos”. É o nome, mas também o mote do projeto-piloto elaborado por Fábio Ikedo, estudante de doutoramento na FMUP, que propõe a formação de voluntários para poderem substituir, por curtos períodos, o papel dos cuidadores informais de doentes em cuidados paliativos, um dos grupos de risco da COVID-19.


O projeto foi um dos vencedores do Prémio Santander UNI.COVID-19, que surgiu no sentido de dar resposta à emergência provocada pela pandemia. O prémio - no valor de 2 mil euros - será investido na formação dos voluntários, bem como na aquisição de material de proteção e para transporte e alimentação das equipas.



 
 
 
Recomeço das aulas em tempo de pandemia

O novo ano letivo de 2020-21 inicia-se sob o signo da COVID 19 e das medidas de contenção a ela associada: desde o uso ubíquo de máscaras cirúrgicas em espaços da Faculdade ao uso de novas fardas em enfermarias hospitalares, desde as restrições de comunicação física (impostas pelo distanciamento social) ao evitar da frequência de espaços fechados ou pouco ventilados, a TODOS – estudantes, técnicos e docentes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) – são pedidas medidas extraordinárias de contenção, incluindo compromissos de honra individuais, relativos ao conhecimento e à aceitação destas medidas, muita delas acordadas entre a FMUP e o Centro Universitário de S. João (CHUSJ).


Este é, pois, um cenário restritivo e certamente desagradável, que não só coloca importantes desafios à tradicional liberdade de usos e costumes que tanto apreciamos, como nos obriga a alterar comportamentos habituais e métodos enraizados, particularmente na área do ensino, motivando-nos a todos a encontrar soluções criativas e inovadoras que respondam, do modo mais satisfatório e eficiente possível, a estes problemas.


Neste contexto, e como diretor da Faculdade, quero deixar não só uma mensagem de total empenho em assegurar um contributo – pessoal e institucional, atento e eficaz – para a resolução dos múltiplos desafios que iremos enfrentar ao longo deste próximo ano letivo, como apelar igualmente ao empenho – pessoal e coletivo – de toda a comunidade FMUP, de modo a que, numa demonstração de vontade e de competência, consigamos, uma vez mais, estar à altura do exemplo de determinação e excelência que se espera de todos nós e é tão próprio do espírito da Escola, digo mesmo, tão identitário da nossa Alma Mater!

 

Altamiro da Costa Pereira
Diretor da FMUP



 
 
 
 
Professora da FMUP coordena obra sobre casos clínicos em Psiquiatria

Foi escrito a pensar nos estudantes de Medicina e nos profissionais da especialidade ou com interesse na área. "Casos Clínicos em Psiquiatria e Saúde Mental" é o título da obra coordenada por Lia Fernandes, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadora do CINTESIS, e pretende ser um manual de grande utilidade para toda a classe médica.



 
 
Medicina foi… a Armamar

É uma das atividades mais procuradas entre os estudantes da FMUP e que assume este ano um papel ainda mais relevante na comunidade. Entre 6 a 11 de setembro, o projeto “Medicina vai” levou até Armamar – no distrito de Viseu – 22 futuros médicos da FMUP com a missão de sensibilizar miúdos e graúdos em questões relacionadas com a saúde.



 
Novo ano letivo…novas regras contra a COVID-19

As aulas arrancaram e a pandemia continua a desafiar-nos. Esteja a par das medidas tomadas pela FMUP no âmbito do cumprimento do Plano de Contingência da U.Porto e verifique a sua caixa de e-mail com regularidade. As normas gerais podem ser consultadas em www.med.up.pt.



 
 
Prémio Pulido Valente Ciência

Estão abertas até 30 de setembro as candidaturas ao Prémio Pulido Valente Ciência, no valor de 10 mil euros. O prémio distingue o melhor artigo publicado numa área das Ciências Biomédicas por investigador/a com menos de 35 anos de uma instituição de I&D nacional.



 
 
 
 
FMUP NOS MEDIA

- O projeto que está a desenvolver um biossensor portátil para detetar marcadores da insuficiência cardíaca em lágrimas e que conta com a colaboração da FMUP, foi notícia no Público.


- Rui Nunes, professor da FMUP e ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde, defende que a fiscalização dos lares deve passar para a alçada desta entidade supervisora. Leia aqui.


- O professor da FMUP, Paulo Santos, foi convidado do programa “Pontos nos ii” do Porto Canal e alertou para o problema da solidão entre os idosos. Veja aqui.


- O mapeamento público de risco de COVID-19 é o tema do artigo de opinião assinado no Público, entre outros, por Bernardo Mateiro Gomes, professor da FMUP e médico especialista de Saúde Pública.


- As novas diretrizes para o tratamento da obesidade elaboradas por médicos canadianos foi o tema em destaque nas declarações prestadas ao Público por Rosário Monteiro, professora da FMUP.


- Alumna da Faculdade de Medicina da U.Porto aposta nas artes como poder terapêutico para tratamento dos pacientes, noticia a Agência Lusa.



 
 
 
 
Copyright ©2020 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Gabinete de Comunicação e Imagem - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota e Catarina Carrinho | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal

Versão Web