Não consegue visualizar o email? Ver no browser.
 
 
Nº #31  Dez 2022
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
BOAS FESTAS, UM SANTO NATAL E UM FELIZ 2023

Nestes curtos e chuvosos dias de Inverno, à Porto…
Nestes dias difíceis, para tantos, entre notícias de guerra na Europa, de inflação de preços e de corrupção política ao mais alto nível…
No rescaldo de um Mundial soalheiro, mas cheio de surpresas e controvérsias…
Em dias de convalescença ou de sofrimento, por doença ou por se aproximar o período dos exames semestrais…
Nestes dias de advento, antecedendo a celebração do Natal…
No reinício de mais um ciclo de renovação da natureza e de crescimento ou amadurecimento das nossas vidas…
Nestes dias propícios à reflexão e a balanços…


Aqui vos desejo umas Boas Festas, um Santo Natal e um Feliz 2023, a todos os docentes, técnicos, investigadores e estudantes da FMUP e a toda a Academia do Porto e com o máximo de Saúde, Paz e Prosperidade que for possível!


Que, já no próximo ano, a FMUP possa finalmente vir, com o apoio do Reitor e da Reitoria da U.Porto, a recuperar o seu histórico património imobiliário, perdido há cerca de uma década, bem como a reforçar o seu muito desejado Centro Académico Clínico do Porto que, infelizmente, foi recente e negativamente avaliado por um painel internacional de peritos quanto ao seu financiamento pela FCT.


Na verdade, embora algumas afirmações existentes no texto do relatório não estejam corretas (por exemplo, afirmarem que não esteve na reunião final de avaliação nenhum membro sénior do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), quando, de facto, esteve presente o Professor António Sarmento, em representação do Conselho de Administração deste parceiro nuclear da FMUP), globalmente os juízos emitidos estão conformes com a atual realidade deste CAC. Mas, neste contexto, o mais importante será continuar a pugnar pela criação, desde sempre sonhada pela Faculdade, de um ecossistema de ensino, investigação, assistência e inovação biomédica, tecnológica e clínicaintegrando pelo menos um hospital universitário, para além de laboratórios associados e centros de saúde, que possa constituir um ambiente ainda mais propício ao desenvolvimento do conhecimento e da prática em Medicina e Ciências da Saúde.


E que, como tem vindo a fazer nos últimos quatro anos, a FMUP continue a renovar e a reforçar os seus recursos humanos e, sobretudo, que continue a apoiar e a inspirar os seus estudantes, de modo a que todos nos continuemos a orgulhar das iniciativas e dos resultados por todos alcançados que, com tanto empenho e profissionalismo, esta newsletter nos vem noticiando!


E que, durante os próximos quatro anos de um mandato recentemente renovado, possamos também, e em conjunto, comemorar o Bicentenário da nossa Escola e continuar a desenvolver a FMUP, acreditando que é possível e desejável fazermos ainda mais e melhor, em prol da nossa Universidade e da Cidade do Porto!


Por último, quero lembrar-vos que se para alguns este fim de semana será tempo de exames no novo Centro Clínico Universitário D. Pedro V, para outros este sábado será tempo de mais uma noite de Ópera, em forma de Concerto de Natal, no Auditório do CIM. Lembrando ainda que tanto estes dias como a noite se devem, uma vez mais, ao empenho e ao talento de muitos homens e mulheres de boa vontade. Bem hajam!


Altamiro da Costa Pereira
Diretor da FMUP



 
 
 
 
FMUP PROCURA VOLUNTÁRIOS COM DIABETES TIPO 2 PARA USAREM APP

Uma equipa da FMUP está a recrutar indivíduos com diabetes tipo 2 para participarem num estudo que visa ajudá-los a gerir e a controlar a doença, bem como prestar aconselhamento personalizado sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.


O projeto “Food Friend” irá desenvolver e testar uma aplicação móvel que permitirá monitorizar automaticamente a ingestão de alimentos e a prática de atividade física, fornecendo “feedback” personalizado sobre as escolhas realizadas no dia a dia.



 
 
QUEDAS EM ALTURA E CONDUÇÃO NA ORIGEM DOS PRINCIPAIS ACIDENTES LABORAIS 

Um estudo da FMUP analisou mais de uma centena de acidentes graves de trabalho que ocorreram ao longo das últimas décadas, no Norte do país, e concluiu que as quedas em altura e os acidentes de viação foram as principais ocorrências registadas.


A partir da análise dos exames médico-legais, foi possível constatar que as principais vítimas são pessoas do sexo masculino, com idades entre os 25 e os 45 anos, e das áreas da construção, operação de máquinas, serviços gerais e comércio.



 
 
 
FMUP CELEBRA O NATAL COM VISITAÇÃO À ÓPERA «O BARBEIRO DE SEVILHA»

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai oferecer à comunidade académica um concerto de Natal único, numa oportunidade ímpar de celebração e de convívio.


No dia 17 de dezembro, às 21 horas, sobe ao palco da FMUP uma Visitação à Ópera “O Barbeiro de Sevilha”, uma das mais famosas obras do compositor italiano Gioachino Rossini e uma das mais aclamadas pelo grande público pela sua vertente cómica.


“Com esta iniciativa, continuamos a querer complementar a promoção da cultura científica na área médica, que diariamente se realiza nesta Faculdade através das suas múltiplas atividades de ensino e de investigação, com a promoção da cultura musical e artística, de modo a melhor exercer a sua terceira missão entre os estudantes, técnicos, investigadores e docentes da FMUP”, afirma o diretor da FMUP. 


Como acrescenta Altamiro da Costa Pereira, “a FMUP está a tornar-se, cada vez e uma vez mais, numa verdadeira Escola de saberes e de valores, onde a Ciência, as Artes e o Humanismo têm convivido e convivem há já quase dois séculos”.


Estreada em 1816, em Roma, “O Barbeiro de Sevilha” é uma ópera bufa recheada de intrigas hilariantes que tem como figura central Fígaro, o “barbeiro, cabeleireiro, cirurgião, botânico, farmacêutico, veterinário e faz-tudo”.


O barbeiro-cirurgião era, na altura, uma figura conceituada, sendo responsável pelo corte de cabelo e da barba, mas também pela realização de curativos, extração de dentes e cirurgias. Estas eram vistas, então, como verdadeiros espetáculos públicos.


Esta iniciativa cultural resulta de uma parceria entre a FMUP e a Ópera na Academia e na Cidade (OAC), além do mecenato da FairJourney Biologics. A direção musical é da responsabilidade do maestro José Ferreira Lobo, da OAC.


Tal como no ano passado, quando apresentou a Visitação à “Flauta Mágica”, a FMUP associa ainda este evento cultural a uma campanha solidária de recolha de donativos, que reverterá a favor da área de Responsabilidade Social da instituição.



 
 
 
 
INVESTIGAÇÃO DA U.PORTO EM DESTAQUE NA SCIENCE


 
 
FILIPA APARÍCIO É A NOVA PRESIDENTE DA AEFMUP


 
 
PROFESSOR DA FMUP DISTINGUIDO NA ÁREA DA CARDIOLOGIA


 
 
DIRETOR DA FMUP INICIA NOVO MANDATO COM "MUITOS DESAFIOS PELA FRENTE"


 
 
FMUP NOS MEDIA

- A tomada de posse do diretor da FMUP e a assinatura do acordo com o Hospital das Forças Armadas foram alvo de destaque nos media, como são exemplos a reportagem do Porto Canal e as notícias da RTP Online e do Jornal Económico.


- No Viral, o primeiro jornal português de fact-checking de saúde, os professores Paulo Santos, Rosa Vilares, João Sérgio Neves e Ricardo Ladeiras-Lopes recorreram a factos e dados científicos para ajudar a desconstruir alguns mitos recorrentes.


- Um estudo concluiu que o tabaco é responsável por envelhecer o coração cerca de vinte anos foi destaque na edição impressa do Jornal de Notícias. O trabalho contou com a participação de João Pedro Ferreira, da FMUP. 


- “Cancro do testículo. É hora de perder a vergonha” é o título de uma reportagem da Notícias Magazine que contou com as explicações de Rui Almeida Pinto, professor da FMUP.


- O jornal Público deu conta da participação da FMUP no projeto europeu que visa mitigar o impacto das alterações climáticas junto de pessoas com rinite alérgica. Declarações de Bernardo Sousa Pinto, da FMUP.



 
 
 
 
Copyright ©2022 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Unidade de Gestão de Comunicação - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota e Catarina Carrinho | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
Arquivo FMUPNews
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal

Versão Web