Edição: 1

Ver no browser.

A nova Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB), sediada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, surge como uma resposta inovadora às necessidades atuais do setor da saúde. Este curso irá formar profissionais capacitados em áreas cruciais como a informática, biologia humana, clínica e serviços de saúde, ciências de dados e gestão, proporcionando-lhes um conjunto diversificado de competências interdisciplinares.


Uma das grandes mais-valias deste curso será a capacidade de formar profissionais que combinam conhecimentos clínicos com aptidões tecnológicas avançadas. Este cruzamento de saberes permitir-lhes-á responder de forma eficaz aos desafios complexos da saúde moderna, onde a transformação digital e a inovação são fundamentais. Os licenciados estarão preparados para desenvolver e implementar soluções digitais em saúde, integrando projetos de investigação clínica e biomédica, melhorando, assim, os processos de prestação de cuidados através de novas tecnologias.


A SauD InoB, com a duração de 6 semestres (180 ECTS), oferece uma formação abrangente e especializada. Os primeiros 4 semestres (120 ECTS) constituem um tronco comum, que inclui Unidades Curriculares (UC) em Informática, Ciências de Dados, Biologia Humana, Medicina Clínica e Serviços de Saúde, Gestão e disciplinas opcionais. Nos últimos 2 semestres (60 ECTS), os estudantes escolhem entre quatro percursos alternativos: Análise de Dados e Inteligência Artificial, Sistemas de Informação em Saúde e Telessaúde, Investigação Clínica e Gestão de Inovação em Saúde, e Investigação Biomédica e Bioinformática. Esta estrutura modular permite aos estudantes adaptar a sua formação às suas aspirações profissionais e aos desafios emergentes no campo da saúde.


A SauD InoB distingue-se também pela sua abordagem inter e transdisciplinar, promovendo uma formação personalizada e adaptada às exigências do mercado. Os futuros licenciados poderão atuar em diversos setores, desde empresas de tecnologia e saúde digital até hospitais, indústria farmacêutica, empresas de biotecnologia, instituições de investigação e desenvolvimento, e organizações de políticas de saúde. As saídas profissionais são vastas e variadas, abrangendo áreas como análise de dados, inteligência artificial, sistemas de informação em saúde, telessaúde, consultoria, gestão de inovação e investigação biomédica e clínica.


Esta nova Licenciatura irá preparar profissionais altamente qualificados, capazes de construir o futuro da saúde através da aceleração da transformação digital. É uma formação única que não só responde às necessidades do mercado de trabalho, mas também contribui para a melhoria contínua dos cuidados de saúde, criando pontes entre os diferentes atores do setor.


João A. Fonseca

Diretor da Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica

Notícias

Governo aplaude nova licenciatura da Academia do Porto

A ministra da Juventude e Modernização participou na sessão “Saúde Digital e Inovação Biomédica – Uma Licenciatura da Academia do Porto”, que juntou os parceiros académicos e os representantes dos Laboratórios Associados do perímetro da Universidade do Porto que colaboram no novo curso sediado na FMUP.

Ver maisicon

I Encontro de parceiros foi “um momento histórico e determinante”

As entidades parceiras da Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica, nomeadamente parceiros científicos e da indústria, juntaram-se na iniciativa “Change Health Days@FMUP” para debater os desafios, necessidades e oportunidades da transformação digital e da inovação em Saúde.

Ver maisicon

SauD InoB “em força” junto de estudantes, famílias e escolas

A Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica percorreu, nos últimos meses, uma série de Escolas e de certames, com o objetivo de se dar a conhecer à comunidade. A participação na Qualifica, na Futurália e na Mostra da U.Porto foram alguns dos momentos altos desse périplo pelo país.

Ver maisicon

Destaque

A Nova Licenciatura da FMUP



O que dizem os parceiros da Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica sobre as suas expectativas e sobre o contributo deste novo curso para o futuro da saúde? Espera-se que estes novos licenciados tragam uma nova visão e um contributo decisivo para a criação de soluções inovadoras e para a melhoria da prestação de cuidados.


Conheça os Parceiros

Parceirosicon
 Susana Castro Marques


Susana Castro Marques

Pfizer

“Eu tenho a certeza de que, daqui a uns anos, vamos todos olhar para trás e pensar: que orgulho termos estado envolvidos, direta ou indiretamente, na criação desta Licenciatura.” 

Ver testemunhoicon
Maria Barros


Filipa Mota e Costa

Janssen

“Queremos contribuir, mas, acima de tudo, manter-nos próximos porque temos a certeza de que vamos ter gente de muita qualidade a terminar este Curso.”

Ver testemunhoicon
João Massano


Rúben Pereira

ANF - Associação Nacional de Farmácias 

“A nova licenciatura vem colmatar a lacuna em formação no digital em Saúde. É necessário utilizar os dados e aumentar o conhecimento baseado na evidência.”

Ver testemunhoicon
João Massano


José Bastos

Cofundador e CEO da Knok Healthcare

“Acreditamos que é fundamental que a Saúde se digitalize e se transforme. E acreditamos mesmo muito no poder deste curso.”

Ver testemunhoicon


Copyright ©2024 FMUP - All Rights Reserved.

A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos

Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt