Newsletter

UPdigital

Newsletter #18 - fevereiro e março de 2025

Novidades

Relatório de Atividades 2024 da UPdigital aprovado por unanimidade

Universidade do Porto Digital

No passado dia 12 de março, o Conselho Estratégico da UPdigital analisou e aprovou, por unanimidade, o Relatório de Atividades de 2024 da UPdigital (RA2024). Este documento sintetiza um ano de trabalho marcado pelo compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços digitais da Universidade do Porto.


O RA2024 reflete o impacto das iniciativas desenvolvidas, evidenciando o reforço da colaboração entre a UPdigital e as diversas Entidades Constitutivas da U.Porto. A cooperação estratégica e o compromisso coletivo têm sido fundamentais para alcançar os objetivos de modernização tecnológica e de respostas às necessidades da comunidade académica.


Com os olhos postos no futuro, continuaremos  a consolidar uma Universidade Digital mais eficiente, acessível e preparada para os desafios emergentes. A transformação digital da U.Porto é um caminho que percorremos juntos! 

Conheça o RA2024 da UPdigital

Reforço da Segurança Digital da U.Porto

Universidade do Porto Digital

Se leu o nosso e-mail sobre a introdução do segundo fator de autenticação (2FA), já sabe que a segurança das contas institucionais está a ser reforçada. Mas porque é que isto é tão importante?


O 2FA é uma barreira extra contra acessos indevidos: além da palavra-passe, passará a ser necessário um segundo fator de verificação, como uma notificação ou um código temporário. Assim, mesmo que a sua palavra-passe seja comprometida, a sua conta continuará protegida.


Quando será aplicado?

  • Ferramentas Microsoft 365 – quem utiliza Microsoft 365 já recebeu um email com instruções. Para alguns utilizadores, o uso do segundo fator de autenticação já é obrigatório para aceder às ferramentas da Microsoft.

  • Autenticação federada e VPN – A implementação será feita de forma faseada e comunicada oportunamente.

Ainda não registou um segundo fator de autenticação?


Consulte a página do Portal da UPdigital dedicada ao segundo fator de autenticação. Esta está a ser atualizada regularmente com base nas dúvidas que temos recebido.


Vamos, em conjunto, tornar a U.Porto mais segura!

UPdigital Reforça Cibersegurança da U.Porto com Nova Firewall Perimétrica

Infraestruturas Tecnológicas

A Universidade do Porto atingiu um marco significativo na sua estratégia de cibersegurança com a conclusão do projeto "Firewall Perimétrica", integrado no Plano de Atividades da UPdigital (PA2025). A intervenção final, realizada a 18 de março, implementou uma solução de segurança perimétrica baseada em firewalls. Este marco acrescenta um nível adicional de proteção, reforçando a defesa contra ameaças externas e aumentando a resiliência da infraestrutura digital.


A conclusão deste projeto marca um avanço decisivo na cibersegurança institucional, estando já em desenvolvimento outras iniciativas que reafirmam o compromisso da U.Porto com a proteção digital.

U.Porto eleva a conectividade de Internet para um novo patamar: 100Gbps para sustentar o crescimento académico e científico

Infraestruturas Tecnológicas

No dia 18 de março, a UPdigital concluiu com sucesso a migração das duas ligações à Internet através da Rede Nacional de Ensino e Investigação (RNEI) de 10Gbps para 100 Gbps.


Com a concretização deste projeto, a Universidade deu um passo significativo na capacidade de transmissão de dados, permitindo à comunidade U.Porto responder de forma mais eficiente às crescentes exigências do ensino e da investigação.


O PRR Impulsos teve um papel decisivo neste processo ao permitir à U.Porto adquirir o equipamento necessário para a interligação com a FCCN a 100 Gbps. A FCCN e toda a comunidade Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) beneficiou do projeto RCTS100, cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica no âmbito do Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

SIGARRA apresenta novas funcionalidades no módulo de Avaliação de Dirigentes

Sistemas de Informação

Na sequência da publicação dos despachos para a avaliação de dirigentes foi desenvolvido o módulo no SIGARRA que suporta a avaliação de desempenho dos titulares de cargos de direção intermédia da U.Porto. A avaliação é realizada anualmente e envolve três intervenientes: o avaliador, o avaliado e o dirigente máximo da instituição.


A primeira versão do sistema, já disponibilizada o ano passado, abrangia as três primeiras fases do processo: (i) a parametrização do regulamento, (ii) o planeamento do ciclo avaliativo e elaboração das fichas de avaliação, e (iii) a contratualização dos parâmetros de avaliação.


Com a segunda versão lançada em março de 2025, incluem-se as seguintes novas funcionalidades: (i) gestão das fichas do ciclo avaliativo; (ii) notificações nas diversas fases do processo; (iii) autoavaliação, efetuada pelo avaliado; (iv) avaliação efetuada pelo avaliador.


Com estes desenvolvimentos no módulo  de avaliação dos dirigentes intermédios do SIGARRA, o processo de avaliação referente ao ano de 2024 já pode ser realizado integralmente no sistema de informação da U.Porto. 

Sabia que...

Fim do suporte ao Windows 10 Enterprise e à versão 22H2 do Windows 11 Enterprise    

Apoio Informático

A Microsoft anunciou recentemente que o suporte para alguns sistemas operativos será descontinuado a partir de 14/10/2025, nomeadamente: 

  • a última versão de Windows 10 Enterprise (22H2), sendo que todas as versões anteriores já não têm suporte;  

  • a versão 22H2 de Windows 11 Enterprise, sendo que a versão 21H2 já não tem suporte;  

Nesse sentido, o Serviço de Apoio Informático da UPdigital irá promover a atualização do sistema operativo nos computadores ligados à AD UP em que seja necessário. O objetivo é garantir que em outubro de 2025 todos estes computadores estejam com o sistema operativo atualizado.


As atualizações serão implementadas de forma faseada, visando minimizar o impacto nos serviços da U.Porto:

  • na primeira fase serão atualizados os computadores que já utilizem a versão Windows 11 Enterprise, migrando-os para a versão Windows 11 Enterprise 24H2 (ou superior).

  • na segunda fase será realizada a migração dos computadores com a versão Windows 10 Enterprise para a versão Windows 11 Enterprise 24H2 (ou superior).

As atualizações serão disponibilizadas automaticamente, permitindo ao utilizador adiar a instalação por algum tempo, de modo a concluir as tarefas em curso. Os técnicos do Serviço de Apoio Informático irão monitorizar o processo e intervir sempre  que necessário, garantindo a atualização dos computadores que apresentem dificuldades na execução automática da tarefa. 

Sabia que existe um módulo no SIGARRA que sistematiza a legislação?    

Sistemas de Informação

O SIGARRA disponibiliza o módulo Legislação, que permite agregar os documentos reguladores da atividade da Instituição, através do registo de diplomas legislativos (publicados em Diário da República) e de textos normativos e regulamentares (não publicados em Diário da República). Estes documentos são organizados por categorias, de modo a facilitar a sua pesquisa e acesso. Idealmente, cada categoria corresponde a uma área de atividade, reunindo os diplomas legislativos e os textos normativos e regulamentares que lhe são diretamente relacionados.


O acesso à informação está significativamente facilitado, uma vez que o formulário de pesquisa disponibiliza um vasto conjunto de campos para filtrar os resultados. Além disso, a existência da relação de um documento com outros (adita, altera, regulamenta, revoga, ...) permite que ao consultar um documento específico, tenhamos diretamente acesso a informações diretamente associadas.


Cada documento, além do título, número e tipo de documento (acórdão, decreto, deliberação, despacho, portaria ou regulamento), tem também registado a data de emissão e o órgão deliberativo. Também é possível identificar a fonte da informação (como a Universidade do Porto ou o Diário da República) e o órgão deliberativo (como a assembleia da república, o governo, os tribunais, ou os órgãos de governo da U.Porto).


Adicionalmente, podem ser associados os termos de indexação pertinentes e existe um campo para destacar de forma resumida as "novidades" relativas à informação consultada. Por fim, o documento regulador é associado à(s) categoria(s) a que se aplica, garantindo uma organização clara e eficiente.


A informação do módulo Legislação do SIGARRA destina-se a diversos públicos-alvo, abrangendo quer a comunidade académica da U.Porto quer a comunidade externa. O acesso aos documentos pode, no entanto, ser restrito a grupos específicos de leitores.

Acesso: Legislação U.Porto

Curiosidades

O Regulamento da Biblioteca da Academia Politécnica do Porto (1889): Uma Visão sobre a Gestão do Conhecimento no Século XIX 

Gestão de Documentação e Informação

ALV Fotografia Alvão, Lda. 1902/1972, [Universidade do Porto: Biblioteca], 1930/1940, PT/CPF/ALV/020741, imagem cedida pelo Centro Português de Fotografia 


Há 135 anos, a 9 de março de 1889, foi publicado o primeiro regulamento da Biblioteca da Academia Politécnica do Porto, aprovado pelo Ministério dos Negócios do Reino – Direção Geral de Instrução Públiai. Este documento reflete a importância da biblioteca no sistema de ensino, estabelecendo normas e procedimentos rigorosos para a utilização e conservação do seu acervo bibliográfico. Colocando em destaque a exclusividade de acesso aos docentes, bem como a centralização da gestão de aquisições no Conselho Académico, o bibliotecário assumia um papel fundamental na administração da biblioteca, sendo responsável pela organização dos catálogos, manutenção e conservação das obras, além da gestão do movimento interno do acervo. Este profissional reportava diretamente ao diretor e ao Conselho Académico, garantindo o cumprimento das diretrizes institucionais. 


Saber mais

Jornadas da Acessibilidade e Usabilidade Digital 2025

Inovação e Design Digital

Nos passados dias 13 e 14 de março ocorreram em Lisboa as "Jornadas da Acessibilidade e Usabilidade Digital 2025", organizadas pela AMA. O tema deste ano foi a criação de conteúdo acessível, usando CMS (Content Management Systems) e outras ferramentas de autor.


Vítor Carvalho e Carla Amaral, da Unidade de Inovação Digital e Design (UIDD) da UPdigital, apresentaram o projeto de personalização do CMS Wagtail, adotado pela U.Porto para reformular os seus portais comunicacionais. Com foco na acessibilidade e usabilidade, os novos portais substituem a utilização comunicacional do SIGARRA e resolvem problemas de navegação e design.


Os novos portais comunicacionais desenvolvidos com base no Wagtail garantem uma imagem institucional homogénea, reduzindo a personalização para assegurar coerência e cumprindo as diretrizes de acessibilidade. Além disso, integram fluxos de trabalho que ajudam as equipas editoriais na criação de  conteúdos acessíveis. O projeto de personalização do CMS Wagtail envolve, para além da UIDD, o Serviço de Sistemas de Informação (SSI) e a Unidade de Plataformas Tecnológicas (UPT) da UPdigital.


Atualmente, 9 das 14 faculdades já aderiram ao novo CMS, o que permitiu aumentar a pontuação de acessibilidade média da U.Porto de 5.9 no SIGARRA para 9.7 (num máximo de 10) de média para todas az páginas dos portais comunicacionais já disponibilizados.


Entre os próximos desafios estão a ampliação das integrações com a informação das bases de dados do SIGARRA e a obtenção do Selo de Ouro em acessibilidade.

Jornadas de Acessibilidade e Usabilidade Digital 2025
Dependência Digital

Formações

Conheça as ações de formação da UPdigital planeadas para o ano de 2025.

Veja as formações disponíveis

Universidade do Porto Digital © 2025. Todos os Direitos Reservados.

Praça do Coronel Pacheco 15, Porto Portugal

Se pretender deixar de receber este tipo de divulgações, basta clicar aqui: Remover.