Não consegue visualizar o email? Ver no browser.
 
 
Nº #6  Out 2020
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
FMUP vai estudar o impacto da pandemia na saúde mental

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma de duas entidades nacionais que está a desenvolver, em Portugal, o projeto “COVID-19: Stress, Adaptação e Trauma – Um estudo pan-europeu”, que tem como objetivo compreender qual o impacto que a pandemia da COVID-19 teve na saúde mental das populações.


“Todos estamos conscientes do impacto da COVID-19 nas nossas vidas, tanto a nível pessoal, familiar, profissional e social”, esclarece Margarida Figueiredo-Braga, uma das coordenadoras do projeto.


Como explica a professora da FMUP, o isolamento social, a perda de empregos, o risco de infeção e a preocupação com a saúde de familiares e amigos são realidades difíceis de encarar.


“É uma variedade tão complexa de desafios que pode levar a dificuldades de adaptação e sintomas de stress, ansiedade e, eventualmente, trauma psicológico”, adianta a investigadora.


A primeira fase do projeto pressupõe então a realização de um inquérito online, aberto a toda a população, que convida os participantes a responder, voluntariamente, e de forma anónima, a um conjunto de questões relacionadas com as mudanças provocadas pela pandemia.


Os resultados compilados nos diferentes países servirão de base para “analisar os processos de adaptação das populações num contexto potencialmente traumático”.


Segundo Margarida Braga, importa “identificar quais as mudanças comportamentais que serviram para minimizar ou agravar os riscos e o stress associados”.


No final do projeto, os investigadores esperam compreender, a nível nacional e internacional, “quais os fatores que nos permitem resistir e adaptar-nos, ou quais os riscos que o sistema de saúde, os dirigentes e nós mesmos temos de vigiar para manter a saúde mental”, lê-se no protocolo do estudo, entretanto publicado na revista internacional European Journal of Psychotraumatology.


Resultante de uma colaboração entre 11 países europeus, o projeto está a ser coordenado a nível central pela Sociedade Europeia para o Estudo do Stress Traumático (ESTSS).


Além de Portugal (através da FMUP e do Centro de Trauma/CES – Universidade de Coimbra), participam no estudo Áustria, Croácia, Geórgia, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Noruega, Polónia e Suécia.



 
 
 
 
FMUP assinalou arranque do novo ano letivo no Bessa

Ao ar livre e cumprindo todas as normas de segurança definidas pelas autoridades. Foi assim que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) comemorou dois importantes momentos para os estudantes de Medicina – a entrada na Faculdade, assinalada com a Cerimónia de Receção aos Novos Estudantes, e o início do contacto com os doentes, simbolicamente representado pelo vestir da bata branca durante a Cerimónia de Transição para o Ciclo Clínico.


Em substituição da Aula Magna, o Estádio do Bessa foi o local escolhido para os estudantes ouvirem as palavras dos representantes máximos da instituição, que sublinharam os valores que devem orientar os futuros médicos durante o seu percurso académico e profissional.



 
 
FMUP estuda coração das grávidas para investigar a insuficiência cardíaca

Um grupo de investigadoras da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a recrutar grávidas saudáveis e com fatores de risco associados, com o objetivo de acompanhar as alterações cardíacas durante e após a gestação. Os resultados da investigação podem abrir caminho a novas formas de tratar a insuficiência cardíaca, uma das principais causas de morte no mundo.


Em paralelo com este estudo, as participantes vão estar a ajudar uma outra equipa de investigação da U.Porto e da Vrij Universiteit (Amesterdão). Coordenado por Benedita Sampaio Maia, o projeto designado “OralBioBorn” vai focar-se nos fatores que influenciam a aquisição de microrganismos da criança durante o primeiro ano de vida.



 
 
 
COVID-19: Mensagem aos colegas

Vivemos tempos históricos no Mundo e ser Estudante de Medicina, por si só já um feito, revela-se ainda mais desafiante. Temos um papel muito importante no meio em que nos encontramos. Como agentes de mudança e de um futuro melhor, enquanto futuros médicos e cidadãos, todos os olhos estarão postos em nós. Numa altura em que os números da pandemia têm vindo a piorar, acresce a nossa responsabilidade enquanto agentes de Saúde Pública, dentro e fora do contexto académico.


Com a Praxe da Academia do Porto suspensa, as atividades presenciais da AEFMUP reorganizadas devido ao contexto atual e os grupos académicos reduzidos ao mínimo essencial de atividade, cabe aos alunos da Faculdade de Medicina serem um exemplo a seguir pelo resto da comunidade estudantil. O entusiasmo dos mais novos deve ser temperado pelos mais velhos enquanto aguardamos por tempos de maior liberdade e leveza.


O nosso desafio é claro: encontrar o equilíbrio perfeito entre os estudos e todas as outras vertentes que compõem as nossas vidas. Não queremos voltar a março e sermos enviados para casa, voltando ao regime totalmente online. Este regime, embora tenha tido um desempenho muito bom, não nos permite ter a prática clínica que é essencial para os elevados padrões de formação que a FMUP nos possibilita. Para isso, queremos passar uma mensagem de responsabilidade e credibilidade, dentro e fora da FMUP – sem ajuntamentos irresponsáveis nem riscos desnecessários, que ponham em causa a possibilidade de podermos usufruir da formação de elevada qualidade a que temos direito. Esta é uma causa de todos, e os Estudantes da FMUP estão à altura do desafio!


Nuno Ferreira
Presidente da AEFMUP


João Freitas
Dux Medicus Facultis



 
 
 
 
Professora da FMUP lidera APE

Elisabete Ramos, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), é, desde 16 de setembro, a nova presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE), cargo que irá ocupar ao longo de três anos (2020-2022). Doutorada em Saúde Pública pela FMUP, a responsável é a primeira mulher a assumir o cargo.



 
 
Estudantes com acesso a testes serológicos
A Universidade do Porto iniciou a realização de testes serológicos para avaliar a presença de anticorpos associados ao SARS-CoV-2 nos estudantes da instituição. A iniciativa, que começou por ser dirigida aos estudantes dos ciclos clínicos dos cursos de Medicina, foi agora alargada aos restantes estudantes da U.Porto. Os testes são voluntários e gratuitos, mas sujeitos a agendamento prévio.


 
Sabe o que fazer se tiver sintomas de COVID-19?
Em tempo de pandemia, estar bem informado sobre quais os passos a seguir caso pense estar infetado por Sars-Cov-2 é fundamental. Assim, não é demais recordar que se tiver sintomas de COVID-19 (tosse e/ou febre e/ou dificuldades respiratórias) e estiver na FMUP, deverá dirigir-se à área de isolamento mais próxima e contactar prontamente o responsável da FMUP, através do número 96 712 65 46.


 
 
Prémio em Oncologia Pediátrica
Decorre até 15 de novembro o prazo de candidaturas à quinta edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP, no valor de 15 mil euros. O objetivo é desenvolver projetos e iniciativas inovadoras na área da Oncologia Pediátrica. Todas as informações sobre este Prémio estão disponíveis no site oficial da Fundação Rui Osório de Castro. 


 
 
 
 
FMUP NOS MEDIA

- A atual pandemia provocou algumas adaptações no Mestrado em Medicina da FMUP. A RTP veio assistir a uma aula prática de Urologia.


- Investigação da FMUP conclui que três em quatro doentes com aneurismas da aorta abdominal não sobrevivem em Portugal. Saiba mais.


- A RTP veio conhecer o trajeto de dois dos novos estudantes de Medicina da FMUP. A reportagem pode ser vista aqui.


- O Jornal de Negócios entrevistou o imunoalergologista e professor da FMUP, Luís Delgado, acerca dos riscos decorrentes de uma aprovação precipitada das vacinas contra a COVID-19.


- Faculdade de Medicina vai recrutar 200 grávidas para estudo sobre a insuficiência cardíaca. A notícia é da Agência Lusa.


- Novos tratamentos da insuficiência cardíaca prometem reduzir mortalidade. Os ensaios clínicos contaram com a colaboração de uma equipa de investigadores da FMUP. Leia aqui.


- A FMUP é uma de duas entidades nacionais que está a desenvolver, em Portugal, um estudo europeu sobre o impacto da pandemia na saúde mental. Saiba mais.


- O Jornal de Notícias foi ouvir a opinião de dois especialistas, entre eles o professor da FMUP, Paulo Santos, sobre o uso de máscara na rua.


- A professora da FMUP, Elisabete Ramos, respondeu a algumas questões relacionados com o novo coronavírus em entrevista ao Público.


- “E se o sono profundo evitar a doença de Alzheimer?” Em entrevista ao Observador, o professor da FMUP, João Massano, explicou as principais conclusões de um estudo americano sobre o tema.


- O impacto da reabertura das escolas na evolução da epidemia foi o assunto da conversa com Bernardo Gomes, professor da FMUP, na rubrica “Conversas Visão Saúde”.



 
 
 
 
Copyright ©2020 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Gabinete de Comunicação e Imagem - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota e Catarina Carrinho | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal

Versão Web