Não consegue visualizar o email? Ver no browser.
 
 
Nº #29  Out 2022
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
Avaliação de Desempenho dos Docentes

Para uma cultura de melhoria contínua


Os docentes constituem um dos principais ativos da Faculdade de Medicina, dado que são responsáveis pelo ensino e aprendizagem dos estudantes dos diferentes ciclos de estudos, nomeadamente no Curso de Medicina. A excelência da medicina portuguesa deve-se em grande medida à qualidade da formação nas universidades, pelo que é fundamental apostar na qualificação e reconhecimento dos professores nas suas várias categorias. Os docentes são também os principais motores da produção científica da FMUP, com a sua criatividade e capacidade de mobilização de talentos.


É nesta perspetiva que deve ser entendida a Avaliação de Desempenho dos Docentes. Ou seja, como uma ferramenta que essencialmente cumpre o objetivo legal de avaliar o mérito absoluto do docente (e também relativo), mas sobretudo pretende reconhecer o tipo, quantidade e qualidade do trabalho académico realizado. Permite também um adequado registo digital, constituindo-se como um repositório da atividade dos docentes da FMUP.


A Avaliação de Desempenho dos Docentes pretende implementar uma cultura de melhoria contínua do desempenho individual e coletivo na FMUP. Neste sentido está em consulta pública um novo regulamento de desempenho do pessoal docente que tem em consideração um conjunto de indicadores que pretendem cobrir todas as atividades docentes e de investigação, incluindo a transferência de conhecimento para a sociedade, bem como atividades de extensão académica. Pelo que é fundamental a participação de todos para a sua melhoria e aperfeiçoamento.


Guilhermina Rêgo
Vogal do Conselho Executivo

 


Novos critérios para mais justiça e rigor


A avaliação é crucial para a aferição de pessoas e instituições. Embora não haja métodos perfeitos, está demonstrado que a avaliação permite não apenas premiar o mérito, mas também detetar fraquezas e vulnerabilidades que orientem a tomada de decisões e de medidas de modo a mitigá-las ou corrigi-las. De facto, o “efeito de Hawthorn” demonstra que o simples facto de um indivíduo ou instituição ser observado ou monitorizado melhora a sua performance. Dito isto, as metas de avaliação devem constituir um alvo em movimento. Não no sentido de tornar essas metas objetivos inalcançáveis, mas no sentido da melhoria continuada das pessoas e instituições.


Foi nesse contexto que, passados alguns anos sobre o início da Avaliação de Desempenho de Docentes, a FMUP decidiu introduzir um conjunto de alterações de modo a corrigir lacunas e potenciais distorções. As principais alterações propostas incluem:


-Valorização da liderança de projetos científicos competitivos na vertente de investigação;

- Redefinição de critérios de inclusão da informação relativa a inquéritos pedagógicos na vertente de ensino;

- Redefinição dos critérios relativos às atividades a incluir na vertente de transferência de conhecimento de forma a representar adequadamente a latitude das atividades desenvolvidas pelos docentes e investigadores em nome da FMUP;

- Inclusão de um maior número de cargos elegíveis na vertente de gestão universitária;

- Diferenciação de docentes de carreira e convidados e de docentes das diversas categorias relativamente às pontuações máximas instituídas em cada vertente de avaliação.


Deste modo, e demonstrada a importância da avaliação, esperamos ter contribuído para tornar a Avaliação de Desempenho dos Docente na FMUP ainda mais justa e rigorosa, para benefício último das pessoas e da FMUP.


Adelino Leite Moreira
Presidente do Conselho Científico


José Carlos Machado
Vice-presidente do Conselho Científico



 
 
 
 
FMUP PROMETE "INFORMAÇÕES INÉDITAS" SOBRE EFEITOS DA CRIOPRESERVAÇÃO NO ADN

Investigadores da FMUP e do i3S vão investigar se a criopreservação de espermatozoides humanos afeta a estabilidade do genoma, nomeadamente as marcações epigenéticas presentes no ADN. A atenção recai em particular nas regiões de “imprinting”, onde estão genes cuja expressão é dependente da origem parental e que são essenciais para o desenvolvimento embrionário e placentário.


O projeto deverá resultar em “informações inéditas e clinicamente relevantes sobre a segurança da criopreservação”, adianta Joana Marques, investigadora responsável e professora da FMUP.



 
 
FMUP ESTUDA NOVAS TERAPIAS PARA DOENÇA PULMONAR RARA

Um grupo de investigadores da FMUP está a estudar uma classe de proteínas designadas SIKs com o intuito de alcançar um novo alvo terapêutico para a hipertensão arterial pulmonar, uma doença rara e incurável que afeta os pulmões.


A nova perspetiva para esta doença “ainda pouco conhecida” está a ser explorada pela investigadora Tatiana António, no âmbito do projeto de doutoramento que está a desenvolver na FMUP, uma vez que as “opções terapêuticas atuais são muito limitadas” e a taxa de sobrevivência a cinco anos da doença se situa nos 65%.



 
 
 
ALTAMIRO DA COSTA PEREIRA REELEITO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA

Altamiro da Costa Pereira foi reeleito para o cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) para o quadriénio 2022-2026. Com ele serão reconduzidos para o próximo mandato, durante o qual serão celebrados os 200 anos da instituição, os demais membros do Conselho Executivo Francisco Cruz, Guilhermina Rêgo, Armando Cardoso e Hélio Alves. A tomada de posse irá decorrer no dia 30 de novembro, às 11 horas, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.


O candidato único à direção da FMUP apresentou oficialmente a sua candidatura perante os membros do Conselho de Representantes, presidido por João Bernardes, e perante membros dos órgãos de gestão, professores, investigadores, estudantes e demais elementos da comunidade académica da FMUP que assistiram à audição pública, que decorreu na Aula Magna, no dia 12 de outubro. Na plateia encontrava-se também João Goulão, como personalidade cooptada do Conselho de Representantes.


Subordinada ao tema “Consolidar o Presente e Construir o Futuro”, a apresentação do diretor da FMUP partiu da sua formação, experiência e contributos a nível científico, na renovação e extensão do ensino e na gestão académica, prosseguindo para um balanço “francamente muito positivo”, comparando 2018 e 2021, em áreas como o ensino, a investigação, a ligação à sociedade, os recursos humanos e os recursos financeiros.


“Este é o meu segundo mandato e há sempre uma certa nostalgia quando sabemos que é a última vez. Mas não queria que isto fosse uma consagração, mas antes uma confrontação de ideias”, afirmou.


Quanto ao futuro, Altamiro da Costa Pereira traçou as linhas das políticas que tem em vista, que incluem a implementação da futura Licenciatura em Saúde Digital e Medicina de Translação, a criação de clínicas universitárias, o reforço da Simulação Clínica e a instalação do Museu de Medicina Luís de Pina.


Na segunda parte da reunião, estiveram em discussão, entre outros temas, a articulação com os Centros Pluridisciplinares, a concretização do CAC-Porto e os projetos de construção dos cinco novos edifícios.


Após a audição pública, o Conselho de Representantes elegeu Altamiro da Costa Pereira com 14 votos favoráveis em 15 votos possíveis. O recém-eleito diretor irá agora, juntamente com os membros do Conselho Executivo que o acompanham, iniciar o seu segundo mandato, que se prolongará até 2026. 





 
 
 
 
Houston, this is FMUP calling»: NASA vai dar aula inédita sobre Imunologia Espacial


 
 
Beethoven «marca o compasso» do próximo concerto de música de câmara


 
 
MESTRADO DA FMUP RECEBE ACREDITAÇÃO EUROPEIA


 
 
ALUMNUS FMUP OCUPA CARGO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL


 
 
FMUP NOS MEDIA

- O estudo da Faculdade de Medicina que revelou que as grávidas portuguesas apresentam carências ligeiras a moderadas de iodo, coordenado por Elisa Keating, professora da FMUP, foi alvo de reportagem na SIC.


- Um novo projeto da FMUP, liderado pela investigadora Rita Ferreira, vai estudar as diferenças entre sexos na insuficiência cardíaca com o objetivo de melhorar e personalizar a terapêutica desta patologia que afeta milhares de portugueses. Para ler no site do Expresso.


- Inês Ribeiro Vaz integra o grupo de investigadores da FMUP que vai monitorizar a eficácia e segurança de novos fármacos para a COVID-19. A notícia é da Agência Lusa.


- A estudante da FMUP Rita Malheiro foi uma das cinco jovens que ingressaram em medicina a falar sobre as ambições para o futuro num artigo publicado pela CNN Portugal.


- O Viral Check ouviu os professores/investigadores da FMUP Paulo Santos, João Sérgio Neves e Davide Carvalho a propósito de três artigos de verificações de factos relacionados com temas de saúde.
 



 
 
 
 
Copyright ©2022 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Unidade de Gestão de Comunicação - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota e Catarina Carrinho | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
Arquivo FMUPNews
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal

Versão Web