Não consegue visualizar o email? Ver no browser.
 
 
Nº #64  Dez 2025
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
Boas Festas, Faculdade!

Na FMUP, 2025 foi um ano pródigo em muitas e felizes celebrações, acrescidas de pontuais e lamentáveis deflagrações que conduziram a algumas desnecessárias confrontações institucionais, resultando em danos e situações jurídicas ainda sem resolução à vista.  De resto, 2025 foi também um ano repleto de realizações académicas, científicas e culturais. Na verdade, se incluirmos algumas obras iniciadas, vários planos para outras a realizar a curto e médio prazo e as muitas e novas contratações e progressões de docentes, técnicos e investigadores, o balanço de 2025 – este ano já mítico do nosso Bicentenário – é não só francamente positivo como representa, certamente, o período de maior desenvolvimento, quantitativo e qualitativo, da Faculdade nos últimos 50 anos!


E, se pensarmos ainda que, para 2026, se preveem mudanças significativas na estrutura de gestão e organização do Departamento de Recursos Comuns (DRC), dos Departamentos Académicos e a criação de novos Centros Pluridisciplinares – tendo em vista o reforço da investigação, da internacionalização e do ensino pré e pós-graduado na Faculdade – e acrescentarmos ainda a natural renovação dos nossos Órgãos de Gestão, através de eleições democráticas e por pares, então bem poderemos dizer que, apesar de persistirem ainda algumas questões a necessitar de reforma e de trabalho (i.e. património imobiliário, novas instalações, reforma curricular e reforma dos centros de custo orçamentais), a Faculdade de Medicina está bem viva e recomenda-se!


Assim, e por todas as razões que acima mencionei, não posso deixar – a finalizar o último ano completo do meu último mandato de Diretor – de me sentir muito feliz e de agradecer, muito sentidamente, o enorme empenho – sobretudo nestes tempos difíceis que atravessamos – de todos os que tornaram possíveis estes memoráveis sucessos da Faculdade, a bem dos nossos Estudantes e do Futuro do nosso País!


Boas Festas, FMUP!


Altamiro da Costa Pereira
Diretor da FMUP



 
 
 
 
Associação de Estudantes da FMUP tem nova direção

Martim Maçães, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, é o novo presidente da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP). A cerimónia da tomada de posse dos órgãos sociais eleitos para o mandato 2025/26 decorreu na Aula Magna, no dia 9 de dezembro.


Referindo-se à FMUP como “uma casa que moldou – e continua a moldar – o pensamento de inúmeros profissionais e que procura estar na vanguarda da inovação e da investigação”, o novo presidente reforçou o compromisso da direção de trabalhar “lado a lado na busca pelas melhores condições pedagógicas e na procura por mais ofertas de prática clínica”.



 
 
FMUP distinguida por Prémio de Inovação

Miguel Mascarenhas, professor da FMUP, recebeu o Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade” 2025, na categoria “Sustentabilidade na Transformação Digital”, pelo projeto Artificial Intelligence in Digestive Healthcare: See More, See Beyond, Decide Better.


Também Eugénio Moita Gonçalves, estudante do Programa Doutoral em Medicina e médico interno de Medicina Física e Reabilitação, subiu ao palco para receber uma Menção Honrosa, na categoria “Estudantes – Sustentabilidade na Transformação Digital”, pelo projeto Advancing Patient-Centered Rehabilitation Care with eHealth.



 
 
 
FMUP apresenta Concerto de Natal

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) receberá, no dia 19 de dezembro, pelas 21 horas, o Concerto de Natal “Meddy Christmas”, pelos MEDIVOCE, grupo composto por músicos que também são profissionais de saúde (três médicos e uma psicóloga).


Ana Zão (soprano e piano), Inês Soares da Costa (mezzo), Pedro Cardoso (tenor) e Rui Soares da Costa (barítono e piano) irão apresentar um concerto que festeja a quadra natalícia e que faz parte do programa de celebração do Bicentenário, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e do JN.


O programa, dividido em duas partes, integra músicas e medleys bem conhecidos, como Oh Holy Night, Have Yourself a Merry Little Christmas,Silent Night, Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!, We Wish You a Merry Christmas e Jingle Bells, entre outras.


Os MEDIVOCE iniciaram a sua carreira no Natal de 2013. Dispõem de um repertório amplo e diversificado e primam pela versatilidade e pela diferença patente nos seus arranjos originais. Aproveitando todas as potencialidades dos seus elementos, atuam a capella, ao piano a quatro mãos e usam duetos, trios e quartetos vocais e instrumentais.


Donos de currículos extensos e variados, Ana Zão, Pedro Cardoso e Rui Costa são médicos e exercem a sua atividade profissionalmente. Além da sua formação na área da música, a soprano e pianista Ana Zão é mestre em Medicina e doutorada em Investigação Clínica e Serviços de Saúde pela FMUP, onde é docente. É também investigadora do RISE-Health, além de especialista em Medicina Física e de Reabilitação, com competência em Medicina da Dor. Exerce atividade na ULS Santo António.


O barítono Pedro Cardoso é também doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Porto, leciona no ICBAS e exerce ortopedia na ULS Santo António. O barítono e pianista Rui Soares da Costa é licenciado em Medicina pela FMUP e é médico especialista em Cirurgia Geral desde 1994, exercendo a atividade, a par da música. Quanto à mezzo-soprano Inês Soares da Costa, possui a Licenciatura em Psicologia e o Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, na Universidade Fernando Pessoa e atua profissionalmente na área de Recrutamento e Gestão de Pessoas.


A entrada é gratuita, mediante inscrição através de formulário, mas sujeita à lotação da sala.;



 
 
 
 
Professores jubilados da FMUP recebem Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos


 
 
4.º Encontro de Biomedicina integra celebrações do Bicentenário


 
 
E-book reforça papel da lavagem broncoalveolar nas doenças pulmonares


 
 
Podcast #23 | Descomplicar a saúde: dicas de estilo de vida


 
 

FMUP NOS MEDIA

– Os professores da FMUP Adelino Leite Moreira e Manuel Gonçalves Pinho foram os autores de dois artigos de opinião no Jornal de Notícias, publicados no âmbito do Bicentenário.


– “Um quinto da população portuguesa só faz exames a cada 2 ou 3 anos” é o título de uma notícia publicada pela SIC Notícias, que conta com as declarações de Filipe Pinto, docente convidado da FMUP.


– Ana Cerqueira, médica nefrologista e professora da FMUP, falou com o Jornal de Notícias sobre a transplantação de rins de dadores vivos.



 
 
 
 
Copyright ©2025 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Unidade de Gestão de Comunicação - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota, Miguel Alves e Hugo Silva | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
Arquivo FMUPNews
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal

Versão Web