Não consegue visualizar o email? Ver no browser.
 
 
Nº #33  Fev 2023
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
MUITOS PARABÉNS, FACULDADE!

No próximo dia 22 de fevereiro de 2023, festejaremos o 112.° aniversário da criação da Faculdade de Medicina do Porto. Esta data precede em um mês a criação da própria Universidade do Porto, fundada a 22 de março de 1911 na sequência da implantação da República. Mas, se tomarmos em consideração a criação, a 25 de novembro de 1925, da sua real antecessora, a Régia Escola de Cirurgia do Porto, então este ano a nossa Escola completará igualmente 198 anos. E, assim sendo, durante 2025 a atual Faculdade de Medicina da Universidade do Porto irá, naturalmente, comemorar o seu Bicentenário.


Neste contexto, e querendo dar início a uma oportuna e certamente muito necessária reflexão acerca da evolução e do futuro da FMUP como Escola Médica de referência, convido-vos a assistir à palestra de Joel Cleto, intitulada Breve História da Assistência Médica na Cidade do Porto e o Papel das suas Escolas Médicas, que será proferida na nossa Aula Magna, pelas 11h00 do próximo dia 22.


Entretanto, aproveitava ainda para anunciar a criação dos primeiros centros pluridisciplinares da FMUP: o Centro de Simulação e o Centro de Bioética. Estes centros irão dinamizar duas importantes áreas de intervenção pedagógica, científica e social na Faculdade, articulando docentes de múltiplos Departamentos Académicos e, em simultâneo, abrindo estas áreas a colaborações com entidades externas, incluindo a Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Escola de Ciências da Saúde do Instituto Politécnico do Porto e o Centro Clínico Universitário D. Pedro V, fruto já do recente Acordo Institucional da FMUP com o Hospital das Forças Armadas. Ou seja, estamos a viver um momento em que a Faculdade, refletindo e procurando honrar o seu passado, não se esquece também de planear e de construir o seu futuro. E, ao manter vivas estas duas perspetivas, articulando a tradição com a inovação, a FMUP está duplamente de parabéns!


Altamiro da Costa Pereira
Diretor da FMUP



 
 
 
 
METADE DOS ADULTOS TEM PELO MENOS DOIS PROBLEMAS DE SAÚDE
Uma investigação da FMUP revelou que cerca de metade da população adulta portuguesa tem dois ou mais problemas de saúde e que esse risco numa pessoa aumenta 4% por cada ano de idade.

Encabeçado por Rosália Páscoa, o estudo procurou analisar a prevalência da multimorbilidade em Portugal e a sua associação com os estilos de vida dos indivíduos e os fatores sociodemográficos. Os resultados revelaram que 21,1% apresentava dois, 12,1% três, 7,7% quatro e 8% cinco ou mais problemas de saúde.


 
 
FMUP PROCURA VOLUNTÁRIOS PARA ESTUDAR SONO DAS CRIANÇAS
Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. A ciência confirma o ditado. Mas, na realidade, como estão a dormir as crianças portuguesas? Será que as noites mal dormidas têm reflexos no desenvolvimento dos mais pequenos?

Estas são questões que muitos pais se colocam em relação aos seus próprios filhos. Agora poderão ter respostas, ao terem a oportunidade de participar no estudo “SleePsy: Associação entre o sono e o desenvolvimento psicomotor na infância”, desenvolvido na FMUP pelas investigadoras Andreia Neves e Elisa Keating.


 
 
 
INVESTIGADORES DA FMUP DISTINGUIDOS PELA FUNDAÇÃO BIAL

Um trabalho desenvolvido por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi distinguido com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Bial de Medicina Clínica 2022. A entrega do galardão decorreu no passado dia 8 de fevereiro, na Aula Magna da FMUP, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República.


Resultante de uma colaboração entre a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e a FMUP, bem como de outras instituições académicas africanas e grupos de trabalho internacionais, a obra premiada apresenta os resultados de uma ampla pesquisa no domínio da hipertensão arterial na população moçambicana, realizada ao longo dos últimos 25 anos.


O trabalho, assinado pelos investigadores da FMUP Albertino Damasceno, Jorge Polónia e Nuno Lunet, mostrou que um em cada três adultos moçambicanos tem hipertensão arterial, identificando as suas causas, tipos e os baixos níveis de controlo. Foi ainda possível constatar a relação com a elevada mortalidade por acidentes cardiovasculares.


Albertino Damasceno, coordenador da obra «Contribuição para o estudo da Hipertensão Arterial em Moçambique e na África subsariana: Resultados de um combate de 25 anos», revelou que as conclusões “poderão ajudar a individualizar estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial para muitos portugueses ou imigrantes de origem africana residentes em Portugal”.


Para além dos investigadores da FMUP, integraram este trabalho António Prista (Universidade Pedagógica de Maputo), Carla Silva Matos (Ministério da Saúde de Moçambique) e Neusa Jessen (Hospital Central de Maputo/Universidade Eduardo Mondlane).


Numa cerimónia que contou com a presença de diversas personalidades do Estado, da Ciência e da Saúde, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância destes prémios “por mudarem a vida das pessoas”.


A cerimónia contou ainda com uma homenagem ao patologista e Professor Emérito da U.Porto, Manuel Sobrinho Simões. Depois de ter anunciado aquela que foi a sua última participação enquanto presidente do júri do Prémio Bial, Sobrinho Simões foi aplaudido pela assistência devido ao seu reconhecido contributo enquanto médico, professor e investigador.



 
 
 
 
FMUP LIDERA ESFORÇO PARA MELHORAR SAÚDE MATERNO-INFANTIL NA GUINÉ BISSAU


 
 
FMUP TEM NOVOS PROFESSORES ASSOCIADOS E CATEDRÁTICOS


 
 
ABERTAS CANDIDATURAS PARA CURSO DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA


 
 
Profissionais da FMUP já podem aceder ao novo Portal da Conciliação


 
 
FMUP NOS MEDIA

- O projeto das investigadoras Andreia Neves e Elisa Keating, da FMUP, que vai estudar a relação entre o sono e o desenvolvimento psicomotor das crianças, foi alvo de reportagem na RTP e na SIC.


- O Sociedade Civil, na RTP2, dedicou um episódio aos objetivos da investigação clínica, num programa que contou com a participação de Fernando Schmitt, coordenador do Laboratório Associado RISE e professor da FMUP.


- O Jornal de Notícias escreve sobre os objetivos da “aliança” formada entre três escolas de Saúde do Porto, nomeadamente, a FMUP, a ESEP e a ESS-P.PORTO, numa iniciativa apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto tem como coordenador-executivo na FMUP Abel Nicolau.


- “Metade dos adultos tem pelo menos dois problemas de saúde” é o título do artigo que foi destaque na edição impressa do Jornal de Notícias, a propósito do estudo da FMUP sobre a multimorbilidade em Portugal, da responsabilidade de Rosália Páscoa.


- À SIC Notícias, o investigador da FMUP David Barros Coelho alertou para os perigos da exposição prolongada à humidade e explicou de onde vem e como evitá-la.


- A Agência Lusa deu conta do protocolo de colaboração assinado entre a FMUP e o Instituto Marquês de Valle Flôr para reduzir a mortalidade materna e das crianças até aos cinco anos, na Guiné-Bissau. A coordenação clínica pertence a Ana Reynolds, da FMUP.


- Diana Silva e Paulo Santos, professores da FMUP, foram ouvidos pelo Viral Check em dois artigos de verificações de factos relacionados com temas de saúde.



 
 
 
 
Copyright ©2023 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Unidade de Gestão de Comunicação - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota e Catarina Carrinho | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
Arquivo FMUPNews
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal

Versão Web