Não consegue visualizar o email? Ver no browser.
 
 
Nº 8  Dez 2020
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
Estudo da FMUP alerta para falhas nos dados da COVID-19 em Portugal

A baixa qualidade dos dados de vigilância epidemiológica da COVID-19 em Portugal limita a sua utilização no quadro da investigação e mesmo da tomada de “boas decisões” em matéria de Saúde Pública, podendo comprometer o controlo da atual pandemia.


O alerta consta de um estudo desenvolvido por um conjunto de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, que revela falhas e inconsistências nos dados relativos à pandemia disponibilizados pelas autoridades de saúde nacionais em diferentes fases.


O estudo, intitulado “COVID-19 surveillance – a descriptive study on data quality issues”, foi recentemente publicado na plataforma medRxiv. Os investigadores analisaram os dados disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em abril e em agosto deste ano, na sequência dos apelos que os próprios fizeram no sentido de que as bases de dados fossem tornadas públicas.


Os resultados do estudo apontam então para a existência de “inconsistências significativas” nos dados disponibilizados, nomeadamente entre os números de casos e de mortes por COVID-19 divulgados diariamente.


A equipa da FMUP e do CINTESIS detetou ainda outros problemas, tais como diferenças entre as variáveis utilizadas e a ausência de um número significativo de dados. De acordo com estes cientistas, mais de quatro mil casos que faziam parte dos dados disponibilizados pela DGS em abril não constam da atualização feita pela própria DGS no mês de agosto.


“É urgente melhorar os dados de vigilância epidemiológica, através, por exemplo, da simplificação do processo de entrada dos dados, de uma monitorização constante e de um maior treino e consciencialização dos profissionais de saúde”, indicam os investigadores.


O presente estudo tem como autores Cristina Costa-Santos, Ana Luísa Neves, Ricardo Correia, Paulo Santos, Matilde Monteiro-Soares, Alberto Freitas, Inês Ribeiro-Vaz, Teresa Henriques, Pedro Pereira Rodrigues, Altamiro da Costa Pereira, Ana Margarida Pereira e João Fonseca.



 
 
 
 
Investigadoras da FMUP premiadas pela Fundação Grünenthal
As investigadoras Isabel Martins e Joana Barroso (na foto) foram recentemente distinguidas com os prémios Grünenthal Dor 2020 de Investigação Básica e de Investigação Clínica, atribuídos pela Fundação Grünenthal a projetos realizados na área da dor. A entrega de prémios decorreu durante o colóquio organizado pela Grünenthal, este ano realizado em formato online.



 
 
Professor da FMUP vence prémio da Ordem dos Médicos

Um estudo de investigação clínica coordenado pelo médico André Moreira, professor da FMUP, foi distinguido com o “Prémio Banco Carregosa/SRNOM”, no valor total de 20 mil euros. O trabalho, publicado em três artigos originais, mostrou que é possível melhorar o diagnóstico e o tratamento da asma através de biomarcadores no ar exalado (expirado), o que poderá ajudar a definir um tratamento mais personalizado para os doentes.



 
 
 

Docentes, investigadores, técnicos e estudantes da FMUP,


Dois mil e vinte tem sido um ano estranho e difícil para muitos de nós.


Na verdade, ao longo dos últimos 12 meses, fomos sujeitos a desafios inesperados, a incertezas constantes, a confinamentos solitários e até, alguns de nós, a doenças debilitantes que nos mudaram hábitos e perspetivas de vida. Mas a esses inúmeros desafios soubemos responder com uma força e resiliência que talvez não imaginássemos possuir.


Hoje, estamos aqui não só a prestar contas do trabalho realizado e dos resultados alcançados como a desvendar alguns planos futuros. E, sobretudo, queremos a todos agradecer o enorme contributo que deram, de modo a que a FMUP pudesse estar à altura das suas necessidades e das suas responsabilidades.


Neste contexto, muito teríamos para recordar ou informar, mas, dadas as naturais limitações de espaço deste texto, preferimos fazê-lo em anexo destacando acontecimentos já passados, projetos em andamento e previsões para o futuro.


De facto, a Faculdade tem vindo a transformar-se e a desenvolver-se. E isso, nem mesmo a pandemia travou. Bem pelo contrário. Graças à forma como todos se empenharam na resolução dos problemas com que nos fomos defrontando, a FMUP é hoje uma instituição mais forte e mais respeitada, uma Escola a caminho de celebrar - com natural orgulho e saudável confiança - o seu bicentenário, e uma Faculdade que quer afirmar-se no presente, vivendo o renascimento do seu ensino, a consolidação da sua investigação e o crescimento da sua missão social.


Por tudo isto, desejamos um Bom Natal e um muito Feliz Ano Novo, para todos!


Altamiro da Costa Pereira
Francisco Cruz
Lia Fernandes
Armando Cardoso
Bernardo Sousa Pinto



 
 
 
 
Associação de Estudantes da FMUP tem novo presidente

Henrique Moreira, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, será o novo presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) para o mandato de 2021. Os novos órgãos sociais da AEFMUP tomaram posse no passado dia 11 de dezembro, na Aula Magna da instituição, na presença do Reitor da U.Porto, do diretor da FMUP e do Bastonário da Ordem dos Médicos , entre outros.


 
 
São estudantes de Medicina e o combate à COVID-19 também passa por eles
Mariana Fraga Pereira, José Rebelo e Lúcia Marques integram uma lista de cerca de 300 estudantes da FMUP que, atualmente, estão a colaborar com a Linha SNS24 no atendimento, triagem e aconselhamento a casos suspeitos de COVID-19. “Todos nós nos queremos sentir úteis neste tempo difícil que atravessamos e temos aqui uma maneira de ajudar todos os nossos futuros colegas de profissão”, revelam os três estudantes.


 
FMUP com novos cursos online
Encontram-se abertas, até 16 de dezembro de 2020, as candidaturas para as primeiras edições dos cursos de “Neuroanestesiologia” (destinado a médicos especialistas e internos de Anestesiologia), e em “Dor Crónica: abordagem clínica das principais síndromes de acordo com o ICD-11” (destinado a médicos detentores de licenciatura ou mestrado integrado em Medicina) da FMUP. Lecionadas em regime e-learning e correspondentes a 4 ECTS, ambas as formações têm início marcado para fevereiro de 2021.


 
 
FAZ A TUA PARTE!

Numa altura em que o combate à pandemia da COVID-19 entra num período decisivo, a Universidade do Porto desafiou nove estudantes de diferentes Unidades Orgânicas a dar a voz e a cara por uma causa que é de todos, no âmbito de uma campanha intitulada “Faz a tua parte”.


A mensagem, que não é só para os mais jovens, não podia ser mais clara – “Isto não é sobre mim, sobre ti, ou sobre nós. É sobre a vida de todos!”.


Veja o vídeo e partilhe!



 
 
 
 
FMUP NOS MEDIA

"Não há medida que funcione se não for percebida pela comunidade", defendeu o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, em direto na SIC Notícias. Assista aqui.


Uma investigação que está a ser liderada na FMUP por Adelino Leite-Moreira espera conseguir melhorar a qualidade de vida dos doentes de insuficiência cardíaca e salvar vidas. Leia aqui.


- A importância do frio na vacina da Pfizer é o título do artigo do Expresso que contou com declarações de Nuno Vale, professor na FMUP e especialista em Farmacoterapia.


- É preciso prevenir novos surtos de Legionella a curto prazo. Esta foi a principal mensagem que Acácio Rodrigues, professor da FMUP, deixou em entrevista à Antena 1.


- O estudo da FMUP que alerta para falhas nos dados da COVID-19 em Portugal foi também notícia na RTP.


- A investigadora Matilde Monteiro-Soares foi entrevistada para o programa "90 Segundos de Ciência", a propósito do estudo que vai avaliar o perfil imunológico de doentes com COVID-19.


- Uma estrutura empresarial muito baseada em pequenas e médias empresas e um grande números de polos universitários são hipóteses apontadas por Carlos Martins, professor da FMUP, para a evolução da pandemia no Norte. A notícia é do Observador.


- As publicações que surgiram nas redes sociais citando o estudo que alertava para as inconsistências nos dados sobre a COVID-19 disponibilizados aos investigadores foram verificadas pelo Polígrafo quanto à sua fiabilidade.


- Em entrevista ao Expresso, o professor da FMUP Rui Nunes explica a importância de existir um parecer ético que aponte critérios de seleção em caso de rutura nos hospitais. Saiba mais.



 
 
 
 
Copyright ©2020 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Gabinete de Comunicação e Imagem - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota e Catarina Carrinho | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal

Versão Web